(49) 3551-2424

Vereador pede que prefeitura auxilie comunidades no licenciamento de cemitérios

Cemitério de Joaçaba – imagem de arquivo

Em recente sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba, a Diego manifestou ainda sua preocupação em relação a obrigatoriedade de que os cemitérios localizados no interior do município façam a renovação da taxa de licenciamento ambiental junto à Fatma. “A cada quatro anos se faz necessária esta renovação e isso deverá ocorrer no início de 2018. São valores altos e que muitas comunidades não tem disponível”, ressaltou Diego que encaminhou ofício à prefeitura solicitando que seja avaliada uma possibilidade de firmar parceria com estas associações.

Ampliação da coleta seletiva de lixo

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais  – Abrelpe – dão conta de que, no ano de 2016, em Santa Catarina são geradas 4.613 toneladas por dia de lixo. Deste total, apenas 4.346 toneladas tem coleta e, outras 3. 112 toneladas tem destinação final adequada.

Este e outros dados referente a coleta seletiva de lixo foram apresentados ao vereador Diego Bairros por acadêmicas da Unoesc. Elas procuraram o vereador na tentativa de sensibilizar os gestores públicos sobre a importância de que a coleta seletiva de lixo chegue a todos os bairros de Joaçaba e que a destinação final dos resíduos seja adequada. Diante disso, o vereador formalizou um Pedido de Informação para a prefeitura de Joaçaba no qual solicita algumas informações.

Ele requer que seja informado, por exemplo, quantos bairros dispõe da coleta seletiva, onde é feita a reciclagem do material, para onde segue o material após a reciclagem e, qual o planejamento para expandir o serviço para outros bairros.

Saúde

Em um segundo Pedido de Informação Diego solicita que a prefeitura informe quais são os valores repassados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para o Hospital Universitário santa Terezinha. “Também questiono se estas parcerias serão mantidas no próximo ano, pois, considero que estes serviços são de extrema importância para o cidadão joaçabense e não podem vir a ter interferência que possa prejudicar o andamento dos mesmos”, avaliou o vereador.

Fonte: Assessoria de Imprensa