(49) 3551-2424

Administração de Joaçaba confirma o fechamento de duas escolas no município

Prefeito e secretária confirmaram o fechamento das escolas

Mesmo com toda a mobilização por parte da comunidade escolar, em especial dos alunos, pais e professores, foi confirmado na tarde desta terça-feira (07) por parte da administração municipal de Joaçaba, o fechamento da escola Anita Lopes Vieira em Santa Helena e da escola Frida Regensburger localizada no bairro Frei Bruno.

O prefeito Dioclésio Ragnini e a secretária da Educação, Cultura e Esportes, Marilena Detoni não quiseram gravar entrevista para falar sobre o assunto, limitando-se a confirmar a informação através de um telefonema por parte da Assessoria de Imprensa.

A justificativa alegada pela administração, é a falta do número de alunos combinados quando em reunião realizada com a direção das duas escolas no mês de novembro.

Naquela oportunidade, tanto o prefeito quanto a secretária solicitaram que os educandários teriam que ter 20 alunos por sala de aula para evitar o fechamento, sendo que um prazo foi dado para que esse número fosse conseguido.

O prazo terminou no último domingo (05) e as pessoas envolvidas para que as escolas não fossem fechadas, conseguiram novos alunos, mas, segundo Dioclésio e Marilena, o número foi insuficiente.

Os representantes da escola Anita Lopes Vieira de Santa Helena conseguiram 30 alunos para o Pré, 19 alunos para o 1º ano, 17 alunos para o 2º ano, 20 alunos para o 3º ano, 12 alunos para o 4º ano e 7 alunos para o 5º ano.

Já na escola Frida Regensburger no bairro Frei Bruno, os números apresentados de novos alunos foram os seguintes: No Pré 1 foram 8 alunos e no Pré 2 o montante chegou a 17 alunos. No 1º ano foram 14 alunos. No 2º ano foram 9 alunos. No 3º ano foram 15 alunos. No 4º ano foram 13 alunos e no 5º ano foram 16 alunos.

Sendo assim, a partir do ano que vem esses dois educandários estarão fechados e seus alunos recolocados em outras escolas.

Por Julnei Bruno

Foto: Assessoria de Imprensa