(49) 3551-2424

Atendimento no Posto de Saúde de Nova Petrópolis é reduzido para apenas duas manhãs por semana

Depois da polêmica envolvendo o fechamento de escolas municipais, agora surge mais uma medida impopular da administração de Joaçaba que está sendo contestada pela população.

Na manhã desta quarta-feira (01) o Departamento de Jornalismo da Rádio Catarinense foi procurado por Ivair Girárdi, vice-presidente da Associação de Moradores do distrito de Nova Petrópolis. Ele mostrava-se indignado com o fato da Secretaria de Saúde ter reduzido o horário de atendimento do Posto de Saúde para apenas duas manhãs por semana. A unidade atendia, até pouco tempo, em período normal. Com esta mudança, pequenos atendimentos em dias em que não existem profissionais no Posto, obrigam os pacientes a se deslocar até o Hospital Universitário Santa Teresinha. Além da distância, se não for urgência, estes pacientes entram no protocolo de classificação e são obrigados e ficarem horas na fila de espera, muitas vezes para uma simples retiradas de pontos, como é o caso do próprio Ivair Girárdi. O médico segundo ele só está indo para o distrito dois meio dias por semana o que não atende as necessidades da comunidade. “Aqui é interior, nem todo mundo tem carro para se deslocar para a cidade e não temos condições, desse jeito não dá” desabafou ele. Segundo o vice-presidente existe demanda que justificaria a permanência do Posto Aberto nos demais dias da semana. “Eles simplesmente cortaram e não deram satisfação para ninguém, me sinto um palhaço” disse o morador, lamentando a decisão.

Ouça a entrevista com Evair Girárdi:

CONTRA PONTO

Depois de tentarmos contato durante a manhã e início da tarde desta quarta-feira (01), o Departamento de Jornalismo da Rádio Catarinense AM/FM foi procurado pelo secretário municipal da Saúde, Celso Brancher para falar sobre o assunto e dar a versão da administração para este problema levantado pelo morador do distrito de Nova Petrópolis, Ivair Giradi, quanto ao atendimento médico no posto de saúde daquele local.

Segundo Brancher, a alteração que aconteceu foi um pedido da população de Nova Petrópolis através de um Abaixo Assinado enviado a Secretaria da Saúde. Ele reafirmou que com estas mudanças, o horário de atendimento do médico irá aumentar.

Ouça a entrevista do secretário da Saúde de Joaçaba, Celso Brancher

Por Marcelo Santos e Julnei Bruno
11 14 15