(49) 3551-2424

Curso de Educação Física da Unoesc participa de congresso no México

O curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba participou, entre os dias 13 e 15 de setembro, do 10º Congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, realizado na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), no México. Estiveram presentes, a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta, os docentes Leoberto Ricardo Grigollo e Marly Baretta, e o aluno de pós-graduação, Willian Moreira Costa. O doutor Rudy Jose Nodari Junior, que iria ministrar palestra, conferência e oficina, teve uma lesão e não pôde ir ao evento, mas participou de forma virtual.

No Congresso, além da participação em palestras, foram apresentados 25 trabalhos da Unoesc, em formato de pôster, e ministradas três oficinas. Também foram publicados no livro de memórias do Congresso nove artigos completos e 45 resumos de atividades de extensão e graduação dos cursos de Educação Física de Joaçaba e Xanxerê, e Medicina, bem como do Pibid e Proesde, e do Mestrado em Biociências e Saúde, demonstrando a integração entre os cursos de graduação e o mestrado da Unoesc na publicação de trabalhos.

A professora Elisabeth Baretta ministrou a oficina “Actividades de ocio de alto impacto”, já o professor Leoberto Ricardo Grigollo ficou responsável pela oficina “Enfoque práctico del fútbol de sala en la promoción de la salud”, e o egresso do curso de Educação Física, Willian Moreira Costa, ministrou a oficina “Abordajes prácticos del Básquetbol, de la escuela al alto rendimiento, plataforma para la vida”.

Segundo o professor Leoberto Ricardo Grigollo, o Congresso em Chihuahua foi espetacular. As palestras e apresentações de trabalhos foram de grande relevância acadêmica e científica.

— Eu apresentei trabalhos, em formato de pôster, e também ministrei uma oficina para os alunos da UACH, foi uma troca de experiências excelente, além de difundir a Unoesc internacionalmente — afirmou.

O aluno Willian considerou a experiência maravilhosa. Para ele, o Congresso é de grande dimensão e reúne profissionais de alta qualidade. A professora Marly relatou que a partir dessa experiência ela aprendeu coisas novas e reforçou outras já conhecidas, e percebeu que a Unoesc está trabalhando os mesmos conteúdos ministrados fora do país. O professor Rudy ressaltou que isso mostra a qualidade do ensino na Unoesc.

— Ver que estamos no mesmo caminho, valoriza a Unoesc e mostra o tanto que a universidade está inserida no processo mundial. Os valores acadêmicos dentro da instituição podem se posicionar de forma muito respeitosa fora do país. O livro de memórias do Congresso, por exemplo, foi elaborado pela Editora da Unoesc, com uma qualidade irretocável — destacou.

A professora Elisabeth comentou que essa possibilidade dos professores e acadêmicos participarem do Congresso agrega para a formação profissional e permite difundir os projetos da universidade, juntamente com pesquisadores renomados da área.

— Esse é o quinto ano consecutivo que participo dos eventos da Rede, dessa forma, consigo observar com clareza o crescimento e o reconhecimento da Unoesc perante as demais instituições de ensino. Além disso, assistir as conferências ou conversar pessoalmente com os autores que trabalhamos em sala de aula é no mínimo fantástico — finalizou.

CONGRESSO 1