(49) 3551-2424

Aluno de Luzerna do SENAI se classifica para o Torneio Internacional de Educação

Mais quatro estudantes estão habilitados à seletiva nacional para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, de 2019, na Rússia: Gean Luiz Leonato (de Luzerna), Allan Scholze (de São Bento do Sul), Leonardo Augusto Feuser e Marielle Fernanda Rech (de Joinville). Eles foram os vencedores na segunda fase da etapa estadual, encerrada nesta sexta (21), em Joinville, respectivamente nas ocupações de Tornearia CNC, Fresagem CNC, Construção de Moldes e Confeitaria. Agora, esses estudantes, todos do SENAI/SC, entidade da FIESC, assim como os vencedores da primeira fase, terão que continuar treinando e evoluindo para assegurar a vaga na fase nacional.

Em todas as etapas da competição, os estudantes realizam tarefas típicas das profissões e ocupações para as quais estão se formando. Eles são avaliados pela excelência do produto final e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os critérios de julgamento atendem as demandas do mercado de trabalho e do que é esperado de um trabalhador do século XXI.

“Treinei bastante, foi uma experiência diferente, nessa forma de avaliação. Meu orientador aplicou um bom treinamento, o que me deixou confortável para realizar cada etapa das provas”, disse a estudante Marielle Fernanda Rech, de Joinville.

A pressão foi maior para Allan Scholze, de São Bento do Sul, que disputava a prova pela segunda vez. “Contou o maior empenho nos treinamentos e não desistir nunca. Agora é continuar treinando porque a próxima etapa é mais difícil”, explicou Allan, treinado pelo irmão Alef Scholze, vencedor da seletiva nacional da WorldSkills Competition em 2015.

O estudante Leonardo Augusto Feuser, de Joinville, estava feliz e ao mesmo tempo pensativo. “Valeu muito a pena todo o empenho. Agora vem a próxima fase, mais difícil, vamos continuar treinando o máximo para vencermos.”

O aluno do SENAI de Luzerna Gean Luiz Leonato, lembrou a importância do seu orientador. “Ele acompanhou e orientou todo o meu treinamento, foi fundamental. O apoio da família também foi importante. Vamos em frente, teremos novos desafios.”

O coordenador da etapa estadual das seletivas em Joinville, Daniel de Aviz, classificou a semana de provas como muita rica pelo processo de aprendizagem que gera para avaliadores e estudantes. “Cada um deu o melhor de si, trouxe o aprendizado da sua escola para cá e tivemos a missão de escolher os melhores trabalhos.“

As seletivas estaduais prosseguem de 7 a 11 de agosto em Florianópolis e em São José. Em Florianópolis ocorrem as provas de Administração de Sistemas de Redes (com estudantes de Blumenau, Florianópolis e Tubarão) e Design Gráfico, com um estudante de Florianópolis que terá que alcançar as notas mínimas para se habilitar à fase nacional. A mesma situação será vivida por dois alunos de São José que disputarão, em sua cidade, as provas de Manutenção Aeronáutica e Eletrônica Industrial.

As próximas etapas serão em Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba/Luzerna (14 a 18 de agosto), Lages e Rio do Sul (de 28 de agosto e 1º de setembro) e São Bento do Sul (de 18 a 22 de setembro).

img_5385 (1)