(49) 3551-2424

Joaçaba corre o risco de perder um dos cartórios eleitorais, alerta Juiz

O município de Joaçaba poderá perder uma de suas duas Zonas Eleitorais. O alerta foi feito nesta terça-feira (06) pelo juiz eleitoral Fabrício Rossetti Gast. Segundo ele o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução com objetivo de promover um “rezoneamento” das zonas eleitorais em todo Brasil. A medida entrou em vigor e os tribunais regionais tem agora prazo de 6 meses para atenderem a resolução. Em Santa Catarina, por exemplo, deverá ocorrer uma redução da metade dos cartórios. Hoje são 105 e pelo cálculo inicial, que leva em consideração alguns critérios do TSE, ficariam cerca de 50.

Joaçaba tem dois cartórios: 18º e 85º que são responsáveis por 10 municípios na região. De acordo com o juiz Fabrício Rossetti Gast há risco do município perder uma das unidades, ocorrendo uma espécie de aglutinação, o que no entendimento dele seria prejudicial. “Acho complexo controlar uma eleição com tantos municípios numa zona, hoje são cinco em cada e se juntar os dois, por exemplo, seriam 10 municípios em apenas um cartório” destacou o magistrado. Caso isso ocorra o magistrado disse que haverá prejuízo também com o andamento de processos, atendimento a eleitores e fiscalização durante eleições.

O argumento que o TSE está usando é de contenção de despesas. A situação foi tornada pública durante a reunião desta terça-feira da Câmara de Vereadores onde o juiz eleitoral pediu apoio na tentativa de um movimento para reverter a situação.

Por Marcelo Santos