(49) 3551-2424

Aplicativo para celular desenvolvido por alunos de Joaçaba é semifinalista de concurso mundial

Quatro alunas do NUPERAJO de Joaçaba conseguiram classificar um projeto para a semifinal de um concurso mundial de tecnologia. O concurso foi promovido por uma ONG dos EUA. O objetivo foi estimular estudantes do mundo todo a desenvolver um aplicativo para celular dentro de áreas específicas para resolver um problema social.

As alunas de Joaçaba escolheram como tema a PAZ. Elas desenvolveram um aplicativo chamado “Help Online” que funciona similar a um disque denúncia, onde as pessoas podem fazer denúncia direto aos órgãos de segurança de forma rápida e segura. O aplicativo tem uma tela de cadastro inicial onde o usuário insere seus dados pessoais, endereço, telefone e permite a localização por GPS. Feita a denúncia os órgãos de segurança vão saber exatamente o local, evitando por exemplo trotes.        As alunas desenvolveram o projeto em inglês e inscreveram no concurso. Neste mês de maio veio a notícia de que elas foram selecionadas para a semifinal junto com outros 68 projetos mundiais.

Do Brasil, além de Joaçaba, foi classificado apenas mais um de Recife. Em maio sairá o resultado final. A professora Gislaine Ribeiro disse que foram muitos desafios na elaboração deste aplicativo que conseguiu despertar o interesse da comissão julgadora. O projeto vencedor vai ganhar uma viagem ao vale do Silício nos EUA, um polo de tecnologia mundial. O segundo colocado U$ 2.500,00 dólares.

Por Marcelo Santos

111 44444 222222 capa materia ggggggggggggggggggggggggggggggg índice