(49) 3551-2424

Justiça Eleitoral inicia cadastramento biométrico em Joaçaba e Herval d´Oeste

Biometria Eleitoral – imagem internet

Desde o último dia 20 de março foi implantado na Central de Atendimento de Joaçaba que envolve a 85ª e a 18ª Zonas Eleitorais, o recadastramento biométrico nos 10 municípios de atuação do Cartório Eleitoral.

O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. O eleitorado brasileiro abrange mais de 143 milhões de pessoas (dados de janeiro de 2015). O recadastramento eleitoral biométrico será realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. O nome ‘biometria’ ocorre do fato de coletarmos e armazenarmos dados físicos do eleitor.

Serão coletadas do Eleitor:

  • Assinatura

  • Foto

  • As impressões digitais dos dez dedos

Neste ano de 2017, todos os municípios de Santa Catarina passarão a realizar o cadastramento biométrico. Essa expansão será feita de maneira gradual. Até o ano de 2020, todas as cidades do Brasil passarão por esta revisão.

Esse primeiro atendimento na Central de Joaçaba é ordinário, sendo que os municípios da região, não passarão por revisão do eleitorado nesse ano.

Por enquanto o eleitor que chegar no Cartório Eleitoral terá coletado todas as suas digitais, a assinatura digital e a fotografia. O atendimento da forma biométrica é mais demorado, devido a toda a coleta de dados necessária, sendo que ele veio para garantir a autenticidade na hora em que o eleitor se habilitar para o voto no dia da eleição. O eleitor será reconhecido pela biometria, evitando assim, que uma pessoa vote no lugar de outra”, explicou Simone Almeida, chefe do Cartório Eleitoral local.

Os dados com a biometria serão utilizados posteriormente, para a implantação no país do Documento Único, cujos dados serão de responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Por se polo neste novo serviço, os servidores do Cartório Eleitoral de Joaçaba darão uma capacitação a outros representantes de cartórios eleitorais do Meio-Oeste, que irão ser treinados no município nos próximos dias.

Por Julnei Bruno