(49) 3551-2424

Unoesc recebe três mexicanos para intercâmbio até julho

Andrea Paola, Jesus Manuel e Myrna Alicia, três alunos de universidades mexicanas, foram recepcionados para intercâmbio na Unoesc Joaçaba. Paola e Jesus são acadêmicos da Universidad Autónoma de Chihuahua (UACh), e farão intercâmbio no curso de Fisioterapia. Myrna, da Universidad Autonoma de Baja California (UABC), que esteve em 2013 na Unoesc Joaçaba para intercâmbio no curso de Educação Física, fará, desta vez, pesquisa no Mestrado em Biociências e Saúde.

O acolhimento oficial dos intercambistas, realizado na manhã desta última quinta-feira (2), contou com a presença de dirigentes e professores da Unoesc, entre os quais estavam o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Julio Cesar Ribeiro Lyra, a coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica, Kaline Zeni, o coordenador do Mestrado em Biociências e Saúde, Jovani Antonio Steffani, o professor do Mestrado, Rudy José Nodari Júnior, a coordenadora do curso de Educação Física, Elisabeth Baretta, e o professor do curso de Fisioterapia, Eduardo Linden Junior. Cada um desejou boas-vindas e deixou uma mensagem de incentivo para os alunos que ficarão na Unoesc até julho.

— Agradeço por escolherem a nossa instituição e agradeço também o acolhimento por parte dos professores, que são fundamentais para que os projetos de internacionalização ocorram. Desde de 2013, os fluxos de mobilidade acadêmica com o México têm crescido em vários eixos, tais como pesquisa e troca de professores e alunos. Aproveito também para colocar o setor de Mobilidade Acadêmica sempre ao dispor de vocês — comentou Kaline Zeni.

O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Julio Cesar Ribeiro Lyra salientou que Joaçaba, apesar de ser uma cidade pequena, é a 8ª no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, ressaltou que a Unoesc tem utilizado bastante metodologias novas de ensino e adaptado o que tem sido usado, também, no mundo. No final, o diretor colocou à disposição toda a estrutura da universidade.

O professor Rudy José Nodari Júnior, representando a Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), destacou, que através desse convênio, a Rede é a que mais promove intercâmbio entre os estudantes e os professores dos dois países. O professor Rudy, que também coordena os trabalhos no Laboratório de Fisiologia do Exercício, disponibilizou o laboratório para pesquisa, tanto para a Educação Física quanto para a Fisioterapia.

— É uma satisfação muito grande tê-los em nossa instituição, especialmente a Myrna, que participou na graduação do curso de Educação Física, e escolheu a Unoesc para retornar e iniciar um novo ciclo de estudo, que é a sua tese. Sintam-se acolhidos e sejam muito felizes enquanto estiverem aqui — recomendou a coordenadora do curso de Educação Física, Elisabeth Baretta.

O coordenador do Mestrado em Biociências e Saúde, Jovani Antonio Steffani afirmou que a presença dos intercambistas na universidade é uma forma de materializar a globalização dos métodos de pesquisa. Além da imersão técnica-cientifica, essa é uma oportunidade para imersão cultural, ao conviver com o nosso povo e entender a nossa situação política e econômica.

— Sejam bem-vindos e o curso de Fisioterapia está de portas abertas, para vocês conhecerem os nossos laboratórios, assim como o curso de Educação Física — finalizou o professor do curso de Fisioterapia, Eduardo Linden Junior.

MEXICANOS INTERCAMBIO 2 JBA 0317