(49) 3551-2424

Paróquia Senhor Bom Jesus promove capacitação sobre Campanha da Fraternidade

Liturgistas, ministros, catequistas e líderes religiosos de todas as comunidades pertencentes a Paróquia Senhor Bom Jesus reuniram-se durante o domingo (19) para estudar a Campanha da Fraternidade 2017. Assim como aconteceu no ano passado, a edição atual trata sobre a importância de se cuidar do meio-ambiente com o Tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o Lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Realizada anualmente pela Igreja Católica, a Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir.

Na edição 2017, a CF aborda os seis Biomas Brasileiros e a necessidade do cultivo e cuidado com a criação Divina. Abrangendo todo o território nacional, o texto produzido pela Igreja e apresentado durante a capacitação detalha os seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.

De acordo com o Padre Davi Lenor, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, o assunto tratado neste ano permite uma reflexão mais ampla envolvendo os biomas brasileiros. “Por meio desse estudo será possível conhecer de forma detalhada a realidade de cada região brasileira, suas peculiaridades, necessidades e as ações que podem ser executadas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos brasileiros através do cuidado com os biomas brasileiros, o cuidado com o meio-ambiente que nos cerca”, declarou.

O Bispo Diocesano Dom Mário Marquez também participou do encontro e falou sobre a importância de se preservar os biomas brasileiros. “Inspirado no estilo de Francisco de Assis, o Papa Francisco em sua Encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja) e em seus pronunciamentos convida a todas as pessoas de boa vontade ao comprometimento com o cuidado da “Casa Comum”. Esse cuidado se expressa através de atitudes concretas realizadas no cotidiano da vida, gerando assim maior respeito e harmonia entre as criaturas”, relatou.

Ainda durante o encontro de capacitação houve a apresentação do Projeto “Setembro Verde” que acontece no município de Seara/SC e tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio-ambiente em todas as suas esferas. “Com esse estudo, iniciamos oficialmente a Campanha da Fraternidade em nossa Paróquia por meio dos trabalhos que serão realizados nas comunidades do interior e nos bairros da nossa cidade. Com certeza, serão momentos de muito aprendizado e mudança de hábitos para o cuidado com a Casa Comum”, finalizou Padre Davi.

Quarta-feira de Cinzas marca o início da Campanha da Fraternidade

As celebrações de quarta-feira de cinzas simbolizam o início oficial da Campanha da Fraternidade que se estende ao longo do ano passando pelo tempo da quaresma e da Páscoa do Senhor, bom como do Tempo Comum. A quarta-feira de cinzas, que neste ano acontecerá no dia 1º de março, marca também o início da quaresma e a preparação para a Páscoa do Senhor celebrada no dia 16 de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Igreja_01