(49) 3551-2424

Prefeitura de Joaçaba comemora aprovação da cessão de uso do Parque Natural do Vale do Rio do Peixe

Vista Aérea da região do Parque

Os joaçabenses podem comemorar mais uma importante conquista para o Município. Nesta semana, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, juntamente com o procurador geral do município, Maikel Patrzykot, o Secretário de Gestão Administrativa e Financeira, Jorge Luiz Dresch, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Inovação, Michel Carlesso Ávila e o Secretário de Infraestrutura, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Vilson Sartori, estiveram presentes em uma reunião com o superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, Carlos José Bauer. O motivo da visita foi para o diálogo e ajuste de alguns entraves burocráticos para a liberação do projeto de cessão de uso do Parque Municipal do Vale do Rio do Peixe, propriedade da União. O Superintendente elogiou o conhecimento técnico apresentado pelos Gestores de Joaçaba e as ideias de aproveitamento e uso do Parque. Após a resolução de alguns impasses foram informados da aprovação do parecer técnico da cessão de uso do parque para o prazo de 20 anos, sendo prorrogável por igual período. Após a resolução do processo em Florianópolis, o mesmo seguirá para Brasília para publicações legais e confecção de contratos de uso e no período de alguns meses será liberado.

O Parque, localizado às margens da BR 282, possui uma área de 2.884.616,05 metros quadrados. Para se ter uma ideia a área corresponde a aproximadamente 450 campos de futebol. Esta área compreende, além da área de preservação, o Centro de Promoções – CPJ, o Centro de Internamento Provisório-CIP, a Escola Agrícola Municipal – NUPERAJO, Ginásio de Esportes, Centro de Triagem de animais Silvestres e o Monumento Santa Clara (Santuário). Após a assinatura do contrato a Administração Municipal poderá realizar investimentos nas obras físicas e novos projetos que deverão ser implantados.

As principais propostas estão direcionadas a projetos de pesquisa, com a parceria de Instituições de Ensino Superior, preservação da fauna e da flora, promoção da educação ambiental, entre outros. Para Dioclésio Ragnini, a aprovação do parecer já é uma grande conquista, pois serão apenas alguns meses para que o processo de liberação aconteça. “Ficamos felizes com a aprovação. Será uma retomada em diversos projetos que estavam parados e também temos muitas ideias novas para colocar em prática. Nossa proposta é trabalhar com parcerias sólidas e também direcionar recursos para os projetos. Esta é uma conquista de todos os joaçabenses, mas a região toda terá ganhos”, finalizou Dioclésio.

Fonte: Da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Joaçaba