(49) 3551-2424

Aquilino Rodrigues deixa a presidência do Sindicato dos Comerciários de Joaçaba

Aquilino Rodrigues – foto arquivo pessoal

Aconteceu nesta sexta-feira (13) a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio e em Empresas de Serviços Contábeis de Joaçaba, para o mandato de 2017/2021.

Depois de 33 anos à frente da entidade, Aquilino Rodrigues deixa o cargo otimista com relação a seu sucessor, Edson Paulo Damin, que é formado em direito e já acumula 8 anos de trabalho no sindicato. “O Edson assume o cargo devidamente preparado e comprometido com a causa dos comerciários e de demais categorias que são atendidas pelo sindicato. Esperamos ter correspondido com a parte que nos coube e continuaremos presentes, agora como secretário geral, lado a lado coma nova diretoria”, avaliou o ex-presidente.

“Sou muito grato pela confiança que me foi depositada pela categoria e pela expressiva e altamente representativa presença do público nesta memorável noite de nossa posse. Com simplicidade e muito trabalho, pretendo somar com a experiência dos funcionários, em especial do senhor Aquilino, que além do vasto conhecimento, tem nos ensinado a arte da prudência e da boa negociação, sempre visando defender o interesse do associado, que confia e espera muito do seu sindicato”, discursou Damin.

HOMENAGENS

Aquilino Rodrigues

Em 1977 iniciou sua vida profissional como funcionário do comércio na empresa Coperio. No ano seguinte associou-se ao Sindicato dos Comerciários de Joaçaba. Três anos depois, por tanto em 1981, já foi convidado para fazer parte da Diretoria do Sindicato dos Comerciários, porque já era notável sua participação e dedicação junto a categoria. Em 84 foi convidado a ser o presidente da entidade. Como jamais se negou a um bom desafio, aceitou prontamente. Em 1996 foi juiz classista da justiça do trabalho de Joaçaba, fortalecendo a defesa dos trabalhadores. Sempre esteve envolvido com as ações sociais com as entidades tais como: Proerd, Senac, Cist e demais segmentos de interesse dos trabalhadores. No início, imaginava que sua missão se resumiria a um ou dois mandatos. Mas sua recondução ao cargo se deu em reconhecimento por seu trabalho, sempre desenvolvido com responsabilidade e voltado no interesse dos trabalhadores.

Edson Paulo Damin

Iniciou sua vida profissional em 1987, em uma empresa de transporte onde foi cobrador. Em 1991 ingressou na área do comércio como auxiliar de escritório, quando, em seguida se associou ao sindicato. Sem demora, demonstrou-se um associado participativo, o que despertou a atenção dos demais diretores. Sendo assim, em 2001 foi convidado para participar da nova diretoria. Em 2007 mais um desafio bateu em sua porta: foi convidado a trabalhar no sindicato como diretor licenciado. Também muito pronto e disposto diante de novos desafios, aceitou e permaneceu na entidade até hoje. Com sua conhecida coragem torna-se presidente desta importante entidade.

Sindicato

O Sindicato dos Empregados no Comércio atende vinte e um municípios que compõem sua base territorial: Joaçaba, Herval D’oeste, Ibicaré, Tangará, Capinzal, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Água Doce, Treze Tílias, Catanduvas, Vargem Bonita, Luzerna, Campos Novos, Monte Carlo, Vargem, Zortéa, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos e Anita Garibaldi.

Nova diretoria

Presidente: Edson Paulo Damin

Secretário Geral: Aquilino Rodrigues

Tesoureira Geral: Maria Luiza Marquez Fischer

Diretora: Ana Paula Silva dos Santos.

Política Sindical: Jair Leodoro

Diretor de Formação Sindical: Jefferson Ferreira França

Diretor de Comunicação e Imprensa: Orli Rogério Camargo

Diretora Social: Marcia Giero

Suplentes: Jacson de Souza, Tânia Costa Beber Betiatto, Cesar Lucimar Segatto, Anderson Adão de Oliveira, Josmar Antônio Bernardi, Paulo Rogério Amaral de Souza e Suely Maria dos Santos.

Conselho Fiscal Efetivo: Ademir Ribeiro dos Santos, Claudiomiro Loch e Iva Costenaro. Suplentes: Elcio Antonio Boff e Claudino Tonet.

Delegada Representante à Fecesc: Estela Maria Varela. Suplente Waldir Ratti

Fonte: Jaime Telles