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Indústria da comunicação gera valor mensurável para as marcas.

Vice-presidente executivo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC), Delton Batista.

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A indústria da comunicação gera valor mensurável para as marcas, estimula vendas e movimenta a economia. Quando as empresas divulgam seus produtos e serviços, informando atributos e diferenciais que solucionam problemas, facilitam a vida ou despertam necessidades de seus clientes, acontece a geração de um círculo virtuoso que envolve consumo, geração de trabalho e renda e agregação de valor percebido.

O marketing informa, esclarece, presta serviços, conscientiza. A atividade publicitária beneficia, além dos consumidores diretamente atendidos, as empresas que anunciam, toda a sua cadeia de colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade em que estão inseridas, através da geração de oportunidades e riqueza.

Pesquisa encomendada pela Association of National Advertisers (ANA), dos Estados Unidos, aponta que a propaganda ajudou a movimentar o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto (PIB) do país mais rico do mundo, incentivando a criação e manutenção de 20 milhões de postos de trabalho. Cada dólar investido em anúncios publicitários gera outros US$ 19 em vendas e proporciona a manutenção de 67 empregos em várias indústrias do país.

Empresas que anunciam apresentam performance superior à de seus concorrentes. Este diferencial se torna ainda mais relevante em momentos de dificuldades no cenário macroeconômico e incertezas no ambiente político.

Estudo recente de comportamento e tendências do mercado brasileiro realizado pela Nielsen, empresa global de informação e pesquisas, concluiu que “com um consumidor menos fiel, é imprescindível trabalhar três pilares para chamar sua atenção e conquistá-lo: execução correta no ponto de venda, tanto em preço quanto em disponibilidade de produtos; focar em inovações que apresentem uma clara relação de custo/benefício, especialmente voltados à saúde e bem estar; e manter aquecidos os investimentos de mídia, condicionando a lembrança constante e estabelecendo vínculos com o consumidor”.

Fonte: revista Rádio e Negocios.