(49) 3551-2424

Colaboradores da Prefeitura de Joaçaba participam do Projeto Empresa Solidária

Funcionários da Prefeitura se dividiram em grupos para doar sangue

Divididos em pequenos grupos, os colaboradores da Prefeitura de Joaçaba chegam até o Hemosc do município para fazer sua doação de sangue. A ação faz parte do projeto Empresa Solidária, que tem por objetivo a busca de potenciais doadores em empresas e repartições públicas.

O Hemocentro Regional de Joaçaba faz parte da hemorrede pública estadual e foi criado no ano de 1994. Atende 46 municípios da região, totalizando uma população de, aproximadamente, 490 mil habitantes. “Pensando em possibilitar um aumento das doações e uma melhor integração entre a comunidade e o Hemosc, idealizamos este projeto que prioriza a participação de empresas do meio oeste catarinense no processo de conscientização e educação para doação de sangue”, explica o chefe da divisão técnica do Hemosc de Joaçaba, Maicon Bortoluz.

Para quem doa sangue pela primeira vez todos os procedimentos do Hemosc são novidade, mas ao término da doação a sensação é de dever cumprido. “Eu nunca tinha doado sangue, mas sempre tive vontade de colaborar. Só precisava de um empurrãozinho que foi dado com este projeto e posso afirmar que todo processo de doação é bem tranquilo”, conta Otavio Schueda, gerente de eventos da Prefeitura.

Doe sangue

Todo o procedimento de doação é feito com materiais descartáveis em um ambiente adequado. O volume de sangue coletado é de 450 ml, sendo reposto rapidamente pelo organismo. Para doar sangue é preciso:

  • Idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 deve estar acompanhado pelo responsável);

  • Possuir no máximo 60 anos para a primeira doação;

  • Pesar mais de 50 kg;

  • Sentir-se bem e com saúde;

  • Estar bem alimentado;

  • Portar documento com foto recente.

Fonte e fotos: Diretoria de Comunicação Prefeitura Joaçaba