(49) 3551-2424

Lückmann será homenageado nos 20 anos de credenciamento da Unoesc

09_08_2016_koahoafmA Unoesc, para celebrar os 20 anos de credenciamento como universidade pelo Ministério da Educação (MEC), vai homenagear professores e colaboradores pelo tempo de serviço prestado à instituição. Cada campus fará uma solenidade, neste mês, em seus respectivos auditórios para entregar uma placa comemorativa aos 170 homenageados.

Durante o evento, além das placas de 10, 15, 20 e 25 anos alusivas ao período de trabalho na instituição, sete personalidades que fizeram parte das conquistas da Unoesc receberão uma medalha conforme as categorias: Mérito Universitário, Mérito Cultural e Mérito Estudantil.

Na Unoesc Joaçaba, o professor do mestrado em Educação, Luiz Carlos Lückmann, será um dos homenageados com a medalha de Mérito Universitário. Para ele, essa solenidade é uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho exercido na Unoesc.

— Tenho um orgulho muito grande por ter servido esta instituição nesses anos todos e ter aprendido muito como profissional e como pessoa. Devo uma gratidão imensa à Unoesc por essa honraria — ressalta.

O professor Lückmann, que está na universidade há quase 30 anos, já esteve à frente da instituição como reitor, entre 1996 e 2000, e ocupou também o cargo de presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Mestre em Filosofia e doutor em Educação, Lückmann sempre teve uma relação direta com os cursos de graduação e trabalhou durante todos esses anos com a formação de professores, por meio dos cursos de licenciatura. Ele afirma que essa experiência é gratificante, porque permite preparar aqueles que são os formadores das crianças e do futuro do país. Mesmo com 30 anos de carreira universitária, Lückmann ainda tem sonhos e projetos para a Unoesc.

— Como eu trabalho hoje com o mestrado em Educação, uma grande realização seria o credenciamento do primeiro programa de doutorado em Educação, que está tramitando na Capes — destaca o professor.

Credenciamento no MEC

O projeto de criação da Unoesc foi desenvolvido por uma comissão de professores liderada pelo atual reitor da universidade, Aristides Cimadon. Esse processo, acolhido pelo MEC em 1992, recebeu a aprovação em 14 de agosto de 1996. Um dos professores que integrou essa comissão, Luiz Carlos Lückmann, explica que durante esse período de quatro anos, membros do MEC visitaram a Unoesc para acompanhar a implantação do projeto e verificar as condições de infraestrutura, acervo bibliográfico, titulação dos professores e oferta de novos cursos.

— Além da participação das lideranças da universidade, o papel exercido pelas lideranças comunitárias e políticas também foi importante para alcançar o êxito nesse processo, sobretudo nas etapas em que a Unoesc teve que se integrar com outras instituições de ensino da região, entre as quais Chapecó, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste, e quando ocorreu a mudança, de estadual para nacional, do conselho de educação que acompanhava todo o processo — relata.

Fonte: Assessoria de Comunicação