(49) 3551-2424

Situação dos estrangeiros em Joaçaba é motivo de reunião entre Secretaria da Saúde e Assistência Social

Reunião sobre os estrangeiros em JoaçabaIntegrantes das Secretarias da Saúde e da Assistência Social da administração de Joaçaba estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (17), para traçar metas de como agir com o grande número de estrangeiros que se encontram residindo no município. Em levantamento apresentado no encontro, acredita-se que aproximadamente 130 imigrantes estejam atualmente morando em Joaçaba, sendo que o grande problema da administração é quanto a comunicação.

Esse é um grande problema para nós. Enfrentamos dificuldades para conversar com estas pessoas. Uma das alternativas apresentadas, é fazermos uma parceria com a Unoesc para que este imigrantes que hoje residem em Joaçaba, possa participar de aulas de português”, argumentou Sandrini Pizoni, gerente do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Outro ponto levantado na reunião, é que os funcionários da prefeitura que tenham o maior contato com estes imigrantes deverão participar de aulas de francês, para tentar ajudar na comunicação.

Um novo encontro foi acertado para o próximo sábado (25), inclusive com a participação de algumas entidades, para se ter um número próximo de quantos estrangeiros vivem hoje em Joaçaba. “A partir disso, nós continuaremos atendendo estes estrangeiros mas somente os que residem em Joaçaba. Temos visto que eles estão enfrentando dificuldades em se alimentar, porque o preço que eles estão pagando na moradia é muito alto, o que está dificultando na compra da comida”, disse Sandrini. Doações por parte da comunidade podem ser realizadas, sendo que um dos pontos de coleta é no CRAS.

Outra preocupação, argumenta a gerente do CRAS, é com o aumento no número de desempregados, pois segundo ela, as empresas estão segurando os imigrantes apenas três meses no período da experiência e posteriormente eles são desligados. “Isso está gerando um grande número de desempregados, o que de certa forma nos preocupa”, concluiu Sandrini Pizoni.

Por Julnei Bruno