(49) 3551-2424

Funcionários das empresas de valores retornam ao trabalho na região de Joaçaba

Empresa Prosegur de JoaçabaA greve que começou na última segunda-feira (30) por parte das empresas que realizam o transporte de valores em Santa Catarina, terminou nesta quinta-feira (2) na região de Joaçaba, onde estavam com os braços cruzados funcionários das empresas Prosegur e da Brinks, totalizando aproximadamente 65 funcionários.

Depois de algumas reuniões entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Valores de Santa Catarina (Sintravasc) e do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-SC), na tarde desta quinta-feira nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Florianópolis, mais uma audiência de conciliação foi realizada e presidida pelo desembargador Jorge Luiz Volpato.

Após algumas horas de discussão, as partes não chegaram num acordo mesmo com o desembargador tentando intermediar e apresentar uma proposta, para que a greve terminasse. A proposta do representante do TRT foi de um reajuste de 10,5%, um meio termo entre os 12,7% pedidos pelos trabalhadores e os 9% oferecidos pelas empresas.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores, Vilson Soares dos Santos, confirmou que na maioria das regiões de Santa Catarina esta proposta não foi aceita e a greve continua, mas ele ressaltou que em outras partes do Estado, inclusive Joaçaba, os funcionários aceitaram a proposta do desembargador do TRT e retornaram as atividades na manhã desta sexta-feira (3).

Fizemos uma pesquisa no Estado e a grande maioria decidiu não aceitar a proposta e continuar em greve, situação diferente a Joaçaba e também Lages que resolveram voltar as atividades. Respeitamos a opinião de todos e os que ainda estão paralisados vamos buscar encontrar uma alternativa junto a classe patronal”, resumiu Vilson dos Santos.

Um dos representantes do Sintravasc em Joaçaba que não quis se identificar, confirmou o retorno ao trabalho dos 52 funcionários da Prosegur e dos aproximadamente 12 da Brinks que aceitaram os 10,5% de reajuste e o vale-refeição de R$ 29,00. “Achamos por bem aceitar aqui em Joaçaba esta proposta da patronal, e na manhã desta sexta-feira nós funcionários já retornamos as atividades, inclusive com viagens aos municípios de nossa região. Ainda no dia de hoje acreditamos que a situação voltará a normalidade”, disse o representante do Sindicato dos Trabalhadores.

Por Julnei Bruno