(49) 3551-2424

Livro comemorativo aos 10 anos do curso de Enfermagem é lançado em Joaçaba

ENFERMAGEM_JBA_0516 1O curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba completa 10 anos em 2016. Neste período, o curso formou 192 bacharéis e realizou seis mil horas de trabalhos junto à comunidade. Dentro das atividades acadêmicas, foram cinco simulações realísticas, nove semanas acadêmicas e uma jornada científica. Além disso, passaram pelo curso 70 professores, sendo 23 orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estas e outras informações estão reunidas em um livro comemorativo, organizado pelas professoras Fabiana Meneghetti Dallacosta, coordenadora do curso, Patrícia Zilio Tomasi, coordenadora da Área das Ciências da Vida (ACV), e Rôse Maria Makowski, assessora pedagógica da ACV. — O curso tem como missão formar enfermeiros comprometidos com os princípios éticos, políticos e técnico-científicos da profissão, capazes de propor e defender políticas públicas e programas que visem ao processo de viver saudável da população, tendo como eixo norteador a defesa e consolidação da Enfermagem como prática social — informam, no primeiro capítulo, onde contam a história da Enfermagem na Unoesc.

O lançamento da publicação aconteceu na quarta-feira (11), no Auditório Jurídico, durante a programação da Semana Acadêmica de Enfermagem. O livro traz ainda depoimentos de autoridades, acadêmicos e ex-alunos, além de um resumo da produção científica e o registro de todos os alunos, professores e coordenadores que passaram pela Unoesc nestes 10 anos.

— Éramos um grupo de enfermeiros da região, interessados em qualificar o trabalho, em formar profissionais capacitados para nos acompanhar no ofício. A Unoesc abraçou a ideia, proporcionando um ensino voltado à humanização que hoje faz a diferença — contou Patrícia Tomasi, voltando no tempo e relembrando dos primeiros passos do curso.Fabiana Dallacosta completa a fala, destacando que o crescimento da profissão passa pela evolução da ciência e afirmando que o curso transformou a Enfermagem no Oeste de Santa Catarina.

Finalizando a parte comemorativa da noite, Rôse Makowski apresentou um resumo do livro, enfatizando os números, as turmas já formadas e outras atividades que farão parte das comemorações. Após o lançamento, os acadêmicos receberam a fisioterapeuta Júlia de Deus e Silva, que falou sobre Síndromes e Doenças Raras, destacando seu trabalho junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Texto: Cristina De Marco