(49) 3551-2424

Órgãos captados em Joaçaba são levados para SP e Florianópolis

DSC03242

Duas equipes de captação de órgãos humanos estiveram em Joaçaba no final da tarde desta segunda-feira (04) com mais uma missão de salvar vidas. Os profissionais chegaram ao Aeroporto Santa Teresinha com dois aviões. Todos os órgãos captados no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) de Joaçaba são de um único paciente que estava internado e acabou falecendo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital.

Segundo a enfermeira Leandra que é chefe do Setor de Captação do HUST, a família do doador pediu que ele não fosse identificado, “queremos destacar este ato que acabou beneficiando oito pessoas que estavam na fila de espera, aguardando o momento certo de receber a doação”.

O coração e o pulmão foram para o INCOR em São Paulo, enquanto que fígado, rins e as córneas foram para Florianópolis. A operação, envolvendo o coração, exigiu mais agilidade pois segundo os profissionais o tempo até a implantação no receptador não pode passar de 4h. Os aviões decolaram já no início da noite de Joaçaba.

Por Marcelo Santos