(49) 3551-2424

ROCAM do 26º Batalhão da PM realiza treinamento de técnicas de pilotagem em Herval

Treinamento da ROCAMNa tarde desta quinta-feira (17), o pátio do 26º BPM se transformou numa Pista de Motociclismo e recebeu os Policiais Militares integrantes da ROCAM para o Treinamento de Técnicas de Pilotagem. A ROCAM – Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas – tem como propósito o emprego de Policiais devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais. Sua missão éapoiar as Unidades Policiais Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, Operações de Polícia e escoltas motorizadas.

O responsável pela instrução, 1º Tenente PM Cleverson Garcez, salientou a importância do constante aperfeiçoamento. “O treinamento é de fundamental importância para as atividades desenvolvidas pela ROCAM, pois só a prática pode fazer com que as técnicas sejam aprimoradas e os erros corrigidos”. O Treinamento ministrado pelo Oficial da PM envolveu técnicas de pilotagem, habilidades de direção, técnicas de frenagem e conversões, com o objetivo de proporcionar conhecimentos essenciais aos motociclistas.

Para o Soldado PM Sylvio, membro da ROCAM do 26º BPM, outro quesito fundamental para o emprego das motocicletas nas operações policiais é a Mobilidade urbana, ” num cenário de trânsito caótico, como vivenciamos em nossas cidades, a efetividade, eficiência e eficácia das motocicletas é muito maior que das viaturas tradicionais, considerando que a moto possui maior fluidez e destreza, podendo deslocar-se mesmo com o trânsito parado, inclusive transpondo obstáculos”, afirmou o Soldado.

A ROCAM foi implantada em Julho de 2015 e hoje conta com 13 integrantes nas três companhias do 26º Batalhão de Policia Militar (Herval d’Oeste, Capinzal e Campos Novos).

Fonte: PM ALINE Galio – Aux. de Comunicação Social do 26º BPM