(49) 3551-2424

ALERTA: Joaçaba confirma localização de três larvas do mosquito da Dengue

F00017890gTrês larvas do mosquito transmissor da Dengue já foram encontradas no município de Joaçaba. A informação foi confirmada a Rádio Catarinense por Tailise Coppi, agente de Combate à Dengue.

Depois da identificação da primeira larva no depósito de veículos da Receita Federal, no bairro Clara Adelia, os profissionais da Saúde intensificaram o serviço de inspeção. A segunda larva foi encontrada também no depósito, dentro de outra sucata de veículo que estava com acúmulo de água. As latarias dos veículos foram perfuradas para evitar acúmulo futuro de água e as larvas foram eliminadas. Há poucos metros do local, também no bairro Clara Adelia, os fiscais da Dengue identificaram uma terceira larva que estava dentro de uma garrafa pet em um lixo de um imóvel. Testes de laboratório confirmaram ser a larva do mosquito da Dengue.

As vistorias foram intensificadas num raio de 300 metros e todos os materiais que pudessem acumular água foram recolhidos como medida preventiva. Novas visitas serão realizadas dentro de dois meses. Vale ressaltar, que para ocorrer a transmissão de Dengue o mosquito tem que picar uma pessoa portadora da doença. Joaçaba não registra até o momento nenhum caso.

O combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade. A coletividade deve participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta do governo e da população levarão ao controle da doença.

 

(Marcelo Santos)