(49) 3551-2424

Enxurrada faz rio transbordar e invadir ruas em Luzerna

12729285_929542277100996_9133197654559896203_nOs moradores de algumas regiões do município de Luzerna foram surpreendidos na madrugada desta terça-feira (16) por uma grande enxurrada. A chuva torrencial que iniciou por volta da meia noite elevou de forma repentina o Rio Limeira provocando o transbordamento e por consequência a inundação de casas e empresas. “Choveu muito nas comunidades de Vila Kennedy, Dois Irmãos e Roça Grande. Toda essa água veio pelo rio Limeira, arrasando com tudo” explicou o prefeito Moises Diersmann.

Uma pinguela que ligava a rua Dois Irmãos a Vila Alemanha, considerada histórica, localizada ao lado do Fuganti, foi levada embora em razão das forças das águas, sobrando apenas uma das cabeceiras com parte da fiação. Várias ruas, próximas ao Rio Limeira, ficaram inundadas e tomadas por muita lama. Uma delas foi a rua São Bento em frente a Floricultura que acumulou um grande volume de barro e entulhos.

A SC-150, entre Luzerna e Água Doce, teve interdição em vários pontos em razão da água na pista e também da queda de postes. Foi tudo muito repentino. Tanto a elevação das águas como o retorno ao nível normal, característica de uma enxurrada. “ Vamos limpar, reconstruir e arrumar tudo. Pela manhã faremos o levantamento completo e o decreto de emergência poderá ser decretado” destacou o prefeito. A Defesa Civil do município foi convocada para avaliar os prejuízos e posteriormente uma reunião deverá ser realizado e se necessário for será decretado Situação de Emergência por parte da administração.

Avenida Caetano Branco
A avenida, principal ligação entre Joaçaba e Luzerna, se transformou num grande rio na madrugada desta terça-feira. Uma galeria, que passa por baixo do prédio do correio, não comportou o volume de água e a mesma acabou invadindo a pista. Muitas residências foram atingidas causando prejuízos aos moradores. O nível de água só baixou após o rompimento de um muro que fez com a água escoa-se em direção ao Rio do Peixe. O trânsito ficou interrompido por mais de uma hora e meia.

Joaçaba

O prefeito Rafael Lakse (Mamão) que na madrugada desta terça-feira (16) viajou para Florianópolis, confirmou que fará uma reunião com o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus e solicitará a quantia de R$ 350 mil que será investida em quatro pontos preocupantes no município. “O mesmo problema acontece em quatro locais pontuais quando das fortes chuvas, ou seja, no bairro Tobias, no Boa Vista, no Alvorada e no bairro Santa Tereza. Nesses locais nós vamos fazer investimentos maiores, inclusive projetos já estão prontos. Fiquei preocupado e de certa forma tranquilo porque não tivemos nenhum deslizamento grave que pudesse atingir alguma pessoa”, salientou Mamão.

Herval d´Oeste

O maior problema no município, segundo o secretário de Obras, Gilmar Dri, são as quedas de barreiras que foram registradas em várias partes da cidade e do interior. “Mas já estamos com praticamente todas elas desobstruídas. Uma equipe foi montada e está trabalhando desde a madrugada para dar trânsito aos veículos e pedestres nos locais onde aconteceram as quedas de barreiras. Nosso maior problema tem sido no percurso da Rodovia do Ovo”, resumiu Dri.

Corpo de Bombeiros
Os Bombeiros atenderam inúmeras ocorrências de alagamento na madrugada desta terça-feira (16). O comando vai se reunir com a imprensa a partir das 09h para repassar informações a respeito dos estragos e das áreas mais atingidas.

Fotos: Moises Diersmann