(49) 3551-2424

Unoesc contabiliza prejuízos após realização do Jasc

UNOESC JASC 7 JBA 1215Durante a realização da 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a Unoesc sediou, além da abertura do evento, algumas competições, como cross country, atletismo, futsal e handebol. Para que as competições ocorressem, foram realizadas na estrutura física da universidade obras de adequação técnica, sob responsabilidade do município de Joaçaba. No entanto, de acordo com o relatório realizado pela Gerência Administrativa da Unoesc, essas obras não seguiram um padrão de qualidade e acabaram danificando as estruturas próximas ao local.

Na pista de atletismo houve a colocação de pó de pedra em espessura superior a indicada pelo técnico da federação. Além disso, a grande passagem de veículos pesados ocasionou danos à drenagem, às tubulações de água potável, aos acabamentos de meio-fio e ao pavimento entre a pista e o vestiário. Também foi identificado entupimento com pó de pedra e quebra de caixas pluviais e de grelhas. Lonas pretas, terra, pó de pedra e entulhos encontram-se depositados ao lado da pista.

O relatório mostra ainda que a estrutura construída para as provas de lançamento apresentou algumas irregularidades, entre as quais estão piso e placa em concreto desnivelados, e telas de proteção rompidas, com emendas e sobras próximas ao solo. Na pista de corrida com barreiras, o tanque construído não possui registro para reter a água, e o piso de borracha colado sobre o concreto já está se soltando.

Conforme o Termo de Cessão de Uso da pista de atletismo e cross country do Complexo Esportivo, assinado em 6 de novembro pela reitoria e prefeitura, o município de Joaçaba se responsabiliza pelos danos ocorridos ao patrimônio da Unoesc, ocasionados durante as competições esportivas realizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte/SC), comprometendo-se a promover o ressarcimento dos valores para reparo.

Diante disso, segundo o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, será enviado à prefeitura de Joaçaba um ofício, no qual conste o relatório dos prejuízos físicos e financeiros causados à instituição.

— Queremos recuperar o patrimônio da Unoesc que foi danificado e melhorar aquilo que foi mal construído. A partir dessa notificação, que será feita por meio de um ofício, vou solicitar uma reunião com o prefeito para que possa ser discutido o Termo assinado entre as partes — ressaltou.

Contraponto:
Após tomar conhecimento da manifestação da UNOESC, a CCO dos JASC divulgou uma nota de esclarecimento. Leia na integra:
Nota de esclarecimento

A Comissão Central Organizadora dos 55o Jogos Abertos de Santa Catarina, juntamente com a Fesporte e o Governo do Estado de Santa Catarina esclarece as colocações feitas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, no que diz respeito à matéria veiculada na imprensa sobre os possíveis prejuízos gerados com a realização dos Jogos Abertos.

As obras de melhorias realizadas nas praças esportivas que abrigaram as competições de cross country, atletismo, futsal, bolão e handebol tiveram um investimento de R$174.963,05. Além disso, a UNOESC também recebeu como pagamento do aluguel de tais praças, o valor de R$80 mil.

Relativo aos possíveis danos gerados com os JASC, o vice-prefeito de Joaçaba e presidente da CCO, Marcos Weiss, esclareceu que as obras da pista de atletismo foram concluídas após o início dos JASC, devido às chuvas intensas que ocorreram naqueles dias. “Tínhamos que deixar a pista da forma que a Federação Catarinense de Atletismo nos exigiu e assim o fizemos, inclusive todas as medições e atendimento às necessidades técnicas para competição foram aferidas por GPS, agrimensor e trena de aço.  Além de acompanhamento técnico de profissional habilitado credenciado junto à Federação o que garantiu a homologação da pista e a realização das provas”.

Durante os JASC a pista de atletismo foi palco de dois recordes estaduais na modalidade. “Optamos por fazer essas obras na UNOESC justamente para beneficiarmos os acadêmicos do curso de educação física, que até então não tinham uma pista de atletismo nos padrões oficiais exigidos, tanto para as cadeiras da disciplina de atletismo no curso, como para possíveis competições que viessem a ser realizadas. E tendo em vista que a Funoesc é uma instituição criada pelo poder público e é mantenedora da nossa UNOESC que tem um papel social extremamente relevante para nossa região. Mas se por ventura alguma coisa não ficou a contento tanto a CCO como a prefeitura de Joaçaba e a Fesporte estão à disposição”.

A etapa estadual dos Jasc foi uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participaram 78 municípios, envolvendo aproximadamente 4.600 atletas, que competiram em 26 modalidades e disputaram 47 troféus. “Os JASC trouxeram inúmeras melhorias para municípios sede, impulsionaram a economia num período de crise e ainda deixaram um legado esportivo muito importante. Devemos aprender a olhar as coisas com positividade e apreciar o que os municípios tem de bom. Cabe agora ao poder público e aos parceiros dos Jogos Abertos colocar em prática as atividades nas praças esportivas”, expôs Osvaldo Junkclaus, presidente da Fesporte.  Marcos Weiss, vice-prefeito e presidente da CCO e Osvaldo Juncklaus, presidente da Fesporte.