(49) 3551-2424

Jovens participam de intercâmbio do Rotary Clube Internacional em Joaçaba

1Doze intercambistas de diversos países estão nesta segunda-feira (14) no município de Joaçaba. Eles representam vários países como México, Áustria, França, Suíça, Estados Unidos, Tailândia, Bélgica, entre outros, e estão há aproximadamente 4 meses em cidades de Santa Catarina, como Lages, Mafra, Chapecó, São Lourenço do Oeste, Joaçaba e Herval d´Oeste, devendo permanecer até o período de um ano, ou seja, dois semestres de escola.

Atualmente no estado de Santa Catarina existem os distritos de Rotary, sendo em Florianópolis, Joinville, Blumenau e o do extremo oeste e oeste que envolve a cidade de Joaçaba, o conhecido 4740.

Esses 12 jovens estão em cidades que integram o Distrito 4740, participando deste intercâmbio que, ao mesmo tempo, abre espaço para jovens do mesmo distrito visitarem esses países por igual período.

As famílias que integram o Rotary Club é quem realizam a hospedagem dos jovens, sendo que a cada 3 meses eles trocam de lar para aumentar o seu conhecimento.

Os jovens participam de uma inscrição e também de uma seleção, e conforme a classificação eles escolhem as vagas em abertas. Em cada distrito existem psicólogos e professores que realizam as provas e uma redação aos interessados em participar do intercâmbio, além de uma dinâmica de grupo e de uma importante entrevista individual com os jovens e com os pais. Depois da classificação o melhor colocado tem opção de escolher o país que demonstra interesse em realizar o intercâmbio.

Os jovens que estiveram em Joaçaba nesta segunda-feira, ressaltaram a receptividade das famílias a qual eles estão hospedados, bem como o calor humano de todo o povo brasileiro. Eles ressaltaram a importância do intercâmbio para aumentar o seu conhecimento e ampliar a cultura.

Todos demonstraram admiração na culinária brasileira, destacando especialmente o churrasco, a pizza doce e o brigadeiro, além das belezas naturais, o clima e o carnaval.

Por Julnei Bruno