(49) 3551-2424

Reembolso de aposentados que tiveram descontos indevidos no INSS começa hoje

Compartilhe

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira, dia 13, o processo de notificação dos aposentados e pensionistas que podem ter sido prejudicados por descontos associativos indevidos. As comunicações serão feitas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, onde os beneficiários poderão conferir os valores e as entidades envolvidas, além de indicar se os descontos foram ou não autorizados.

A partir de quarta-feira, dia 14, será possível solicitar o ressarcimento dos valores indevidamente cobrados, desde que o beneficiário reconheça que não autorizou os descontos. Na última quinta-feira, dia 8, o INSS notificou os 27 milhões de segurados que nunca sofreram esse tipo de desconto, confirmando que eles não foram afetados e não correm risco de cobrança indevida.

Atenção aos golpes

O INSS reforça que não realiza contato por telefone nem envia mensagens de texto (SMS) para tratar desse assunto. O único canal oficial de notificação é o aplicativo Meu INSS.

Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato com a Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A orientação é que os usuários acessem o aplicativo Meu INSS o quanto antes, garantindo que as notificações sejam recebidas diretamente no celular e evitando riscos de fraudes.