(49) 3551-2424

HUST realiza reunião de preparação visando à Acreditação ONA

O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), atua comprometido em prestar assistência humanizada, resolutiva e sustentável, alinhando Ensino e Pesquisa à promoção da vida. E é buscando estar dentro dos melhores padrões de qualidade que está em busca de uma importante certificação junto à “Organização Nacional de Acreditação” (ONA). Diante disso, realizou na sexta-feira, (5), em seu auditório, uma reunião com representantes de suas equipes de saúde e dirigentes a fim de se preparar para a avaliação, que irá ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto, de forma on-line.

A “Acreditação” é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser “Acreditada”, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. O método de avaliação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. A metodologia ONA é a única no país que acredita em três níveis: “Acreditado”, “Acreditado Pleno” e “Acreditado com Excelência”.

O Diretor-Geral do HUST, Alciomar Marin, explica que serão avaliadas áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Caso o hospital cumpra ou supere em 70% os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA receberá, então, a certificação de nível “Acreditado”, que será válida por dois anos.

— Esse processo visando à “Acreditação” é muito importante, pois nos leva a olhar ainda mais para dentro do hospital, observar fluxos e processos. Temos trabalhado incansavelmente para proporcionar cada vez mais um atendimento humanizado e resolutivo e buscamos, nesta avaliação, entendermos o que temos acertado e o que podemos ainda melhorar — afirmou Marin.