(49) 3551-2424

Saiba onde está o caminhão, avaliado em mais de R$ 1 milhão, que estava no Aeroporto de Joaçaba

O caminhão AP2-Fênix, equipamento especial para aeroportos, foi retirado da base avançada do Corpo de Bombeiros ao lado do Aeroporto Santa Teresinha em Joaçaba. O caminhão, que atende as exigências das normas contra incêndio de aeródromos, foi repassado ao município em 2015 pelo Governo Federal. O equipamento custa em torno de R$ 1 milhão e tem um alto custa em razão da tecnologia embarcada.

Para o combate a incêndio conta com capacidade para transportar no mínimo 6.100 litros de água para produção de espuma, reservatórios de LGE (líquido gerador de espuma) de 780 litros e de PQS (pó químico seco) de 200 kg, bomba de 5.500 lpm, canhão monitor superior com alcance mínimo de 70m e canhão inferior de alcance mínimo de 46m.

Esses veículos só atuam em caso de emergências e para serem eficientes atingem uma velocidade de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos, atendendo a normas internacionais. A velocidade final chega a 113 km/h.  

O veículo foi retirado da base avançada dos Bombeiros por determinação da administração municipal. Como trata-se de um equipamento de alto custo, e com muita eletrônica embarcada, a administração quis preservar o caminhão durante as obras de ampliação do aeroporto, que estão gerando muita poeira e detritos. O veículo foi levado para a garagem da prefeitura e assim que as obras forem concluídas ele será levado novamente para o local.

Por Marcelo Santos