Temperaturas despencam em SC com chances de neve
Com a chegada de uma intensa massa de ar frio, as temperaturas devem despencar em Santa Catarina a partir desta segunda-feira. A presença de frio e umidade levou, inclusive, a um alerta da Defesa Civil para chance de neve e chuva congelada.
O aviso do órgão estadual vale para a noite de segunda-feira (28), na região do Planalto Sul. Nas áreas mais elevadas, também há chance de congelamento de pistas.
Além de temperaturas baixas, para que ocorra neve no Estado é preciso que a umidade seja alta, como explica a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz. “Há a possibilidade entre a tarde e a noite desta segunda-feira e terça, mas vamos ver se irá continuar o frio com umidade suficiente” destacou a meteorologista.
A neve ocorre por precipitação, ou seja, com a formação de nuvens, quando é necessário ter bastante umidade. Além disso, as temperaturas devem permanecer entre 0ºC a -1ºC para a neve. Caso as temperaturas diminuam, mas não tenha umidade o suficiente, ocorre apenas a formação de geada.
A meteorologista está prevendo possibilidade de neve inclusive para Joaçaba e região neste início de semana.



