(49) 3551-2424

Daniela Reinehr assume governo de SC na terça (30)

Cinco desembargadores e um deputado votaram pela continuidade do processo. A próxima fase do impeachment pode levar a perda definitiva do mandato. Por seis votos a favor e quatro votos contrários, encerrou por volta de 23h30, a sessão de julgamento da denúncia contra o governador de Santa Catarina, Carlo Moisés, que foi afastado do cargo, por crime de responsabilidade na compra dos respiradores. Moisés fica afastado por até 120 dias a partir da próxima terça-feira (30) e a vice-governadora Daniela Reinehr assumirá interinamente.O governador será julgado em definitivo pelo escandalo dos R$ 33 milhões, usados para comprar 200 respiradores em março passado, que nunca foram entregues ao governo pela empresa Veigamed, que fraudou a Secretaria de Saúde.

A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) voltará a governar o Estado. Daniela já havia assumido em novembro de 2020, quando Moisés foi afastado temporariamente por causa de outro processo de impeachment. No período fora do governo, Moisés terá redução de um terço dos salários.

Na primeira votação de afastamento, o governador teve a maioria dos deputados contra ele. Após costurar apoios na Assembléia, Moisés conseguiu se manter no cargo. Entretanto, no atual processo, a posição foi inversa, com deputados do seu lado, mas os desembargadores contra. Cinco deles votaram pelo prosseguimento da denúncia, apontando que Moisés supostamente sabia da compra dos equipamentos e não evitou o pagamento antecipado. Entre os deputados, quatro votaram a favor de Moisés, pedindo o arquivamento do caso deles, Laércio Schuster (PSB), surpreendeu e votou pela continuidade do impeachment. Nos prazo de até 120 dias, o tribunal de julgamento trabalha na produção de provas e depoimentos para avaliar se Moisés é culpado e deve sofrer o impeachment, ou se é inocente e deve retornar ao cargo, com arquivamento do caso. Nessa segunda votação, são necessários sete votos para decretar o impedimento do governador. Caso o julgamento não ocorra em até 120 dias, o chefe do Executivo volta automaticamente ao cargo.

O que diz o governador

O governador Carlos Moisés (PSL) cumpriu agenda em Joinville nesta sexta-feira (26). A defesa  divulgou nota em que afirma que apesar de a maioria ter decidido pelo prosseguimento da denúncia, “três das quatro imputações formuladas em face do Governador do Estado foram rejeitadas, remanescendo apenas uma delas, cuja instrução vindoura permitirá o derradeiro esclarecimento acerca da ausência de responsabilidade do Governador do Estado quanto ao fato que lhe é imputado”.

Com informações Acaert e NSC

Daniela se manifesta nas redes

A vice-governadora Daniela publicou uma mensagem no Twitter afirmando que recebeu o resultado com tranquilidade e responsabilidade para trabalhar para que Santa Catarina supere o momento crítico da segunda onda da pandemia de Covid-19.

“Buscarei a união de esforços para imunizarmos e darmos atendimento hospitalar e imediato à população. Teremos a mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores. O governo irá dialogar com todos os poderes e setores da sociedade para as soluções e o bem de todos”, escreveu.