(49) 3551-2424

Programa Juntos pela Vida orienta trabalhadores de diversas áreas sobre Trabalho seguro

índiceNesta terça-feira, 12 de novembro, aconteceu nas dependências do SENAI Joaçaba o encerramento do programa “Juntos Pela Vida” organizando pelo Siticom Joaçaba com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) Joaçaba. Na oportunidade foram apresentados os dados referentes ao projeto que proporcionou de forma gratuita, para trabalhadores autônomos não só da construção civil como também de outras categorias, cursos sobre segurança do trabalho. Participaram da cerimônia mais de 150 pessoas entre elas o procurador do Ministério Público doutor. Anderson Luiz Corrêa da Silva, a coordenadora do Programa Trabalho Seguro na Região de Joaçaba Juíza do Trabalho, doutora Lisiane Vieira, a gerente executiva regional do SESI/SENAI Joaçaba, Silvana Meneghini e o empresário Jair da Rosa representado o Núcleo Empresarial da construção.

O evento contou com a apresentação do Grupo Teatral Reminiscências em conjunto com o musico Ângelo Rodrigues que realizaram uma apresentação teatral trazendo a importância de se usar os equipamentos de segurança para evitar acidentes e mortes no ambiente de trabalho.  Na sequência, o presidente do Siticom Pedro Nogueira e a Técnica em Segurança do Trabalho Rosilene Pires apresentaram os dados referentes ao programa destacando que capacitação nos cursos da NR 18 e NR 35 das diversas categorias reuniu mais de 70 trabalhadores, o que é um número expressivo visto o curto espaço de tempo entre a divulgação e início das atividades. Eles destacaram ainda, os processos de vistorias que resultaram na melhora significativa nas obras da região e que o diálogo nas escolas tem sido fundamental para construir uma cultura de saúde e segurança.

Outro momento de destaque do evento foi a apresentação do SEIF (Segurança, Informação e Formação) tecnologia desenvolvida com inteligência artificial pelo Centro de Inovação SESI Tecnologias para a Saúde, em Florianópolis e que por meio da junção de capacetes, sensores e internet compõe um rigoroso monitoramento de segurança dos trabalhadores da construção. Por último, ocorreu a assinatura de uma “Carta Aberta à sociedade” que propõe uma série de ações visando a erradicação dos acidentes, doenças ou mortes relacionadas ao trabalho.

Assinaram a carta as seguintes empresas entidades e autoridades.
* Procurador do Ministério Público do Trabalho – Anderson Luiz Corrêa da Silva
* Representante do Programa Trabalho Seguro TRT12 – Joaçaba;
* AP Apartamentos Incorporadora Ltda;
*NG Construtora e Incorporadora Ltda. ME;
*Trieste Construções;
*Edifica Incorporações Ltda;
*WV Incorporadora e Imobiliária Ltda ME;
*Grupo Andrade;
*Visão Consultoria Ltda;
*Paludo Incorporadora Ltda;
*Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Derivados,Indústrias Alimentação e Afins de Joaçaba, Herval d’Oeste e região (Sintricajho);
*Sindicato dos Empregados no Comércio de Joaçaba;

“Com muita satisfação celebramos os resultados conquistados por meio do Programa “Juntos pela Vida” e ressaltamos que as ações irão continuar no ano que vem” destacou o presidente do Siticom, Pedro Nogueira.