(49) 3551-2424

Alunos do Senai Luzerna participam do desafio Challenge Hockey

Foto Divulgação

Alunos da quarta fase do curso de Automação Industrial da Unidade do Senai Luzerna participarão do desafio Senai Challenge Hockey Automatizado no próximo dia 10 de novembro. O desafio acontece na Unidade do Senai de Joinville.

Os estudantes participam da competição final, que será realizada entre as unidades do estado classificadas para o evento. As unidades participantes são: Blumenau, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Joinville Norte, Lages, Luzerna, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Timbó, Tubarão.

O Senai Challenge Hockey Automatizado consiste num desafio em que os alunos desenvolvem um robô com movimentação de dois eixos, nas direções X e Y, para atuar como goleiro de um campo. O desafio deve contar com três modos de operação do protótipo: automático, remoto e manual.

De acordo com o coordenador dos Cursos Técnico em Eletrotécnica e Automação Industrial, professor Marcos Fransceschet, os alunos de Automação Industrial do Senai Luzerna desenvolveram o robô ao longo do segundo semestre do curso técnico – desde a etapa de planejamento das atividades, estudo sobre os principais tipos de sensores e atuadores, bem como sua melhor eficiência aplicada ao projeto.

“Paralelo aos testes e verificação da eficiência dos componentes, os alunos fizeram a montagem da estrutura mecânica do robô e início das etapas de programação e testes de funcionamento”, comenta Marcos. Todo o processo de planejamento e montagem tiveram que atender ás exigências do edital da competição e também das normas de segurança NR 10 e NR12.

O robô deverá trabalhar em três modos de operação. No modo manual ele será comandado totalmente pelo operador com comandos diretos nas entradas do controlador lógico programável (CLP). No segundo modo de operação, o robô também será comandado pelo operador, porém de maneira remota, através de um sistema supervisório que permite o acionamento e controle do equipamento á distância. “O robô foi construído e programado para atuar no modo automático, onde através de sensores identifica a presença da bola, transfere os sinais para o CLP, que processa as informações e transfere o sinal de comando para acionar o robô fazendo a defesa automática do campo e projetando a bola para o campo do adversário. Neste modo de operação o robô atua de forma autônoma, ou seja, sem a interferência do ser humano”, explicou Fransceschet.

Ainda conforme o professor, a atividade desafia o aluno a criatividade e estudo de maneiras mais eficientes de trazer a máxima eficiência ao equipamento, através da escolha correta dos equipamentos, os ajustes e programações das funções a serem executadas.

Sobre o SENAI CHALLENGE –  é uma competição realizada por estudantes dos Cursos Técnicos do SENAI/SC, que vivenciam situações reais da Indústria, realizadas de acordo com o projeto do curso. Os estudantes das turmas participantes desenvolveram projetos relacionados aos desafios propostos, nos quais os melhores são selecionados para participar de uma competição num evento final.

O SENAI CHALLENGE tem como objetivo:

·         Proporcionar aos estudantes do SENAI/SC o desenvolvimento de soluções para situações desafiadoras da Indústria

·         Promover a qualificação profissional por meio de desafios alinhados a Indústria;

·         Promover a valorização de docentes e estudantes;

·         Proporcionar a utilização de metodologias de ensino ativas;

·         Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;

·         Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e resolução de problemas nos estudantes;

·         Contribuir para o desenvolvimento das competências de adaptabilidade e criatividade nos estudantes.

São parceiras do evento: Bosch, Olsen, BMW, Festo, Schmersall, Google e Audaces.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa