(49) 3551-2424

1º Concurso de Poesia Miguel Russowsky dará prêmio especial na categoria Soneto

Foto Divulgação

Umas das categorias do 1º Concurso de Poesia Miguel Russowsky que será premiada é a categoria especial “Soneto”. Os sonetos costumam ter uma estrutura semelhante. O texto começa com uma introdução, que apresenta o tema, seguida de um desenvolvimento das ideias e termina com uma conclusão, que aparece no último terceto. Essa é, em geral, a estrofe descodificadora de seu significado. O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. A forma mais comum é a que contém dez sílabas poéticas por verso, classificando-se como decassílabo, geralmente com acentuação rítmica na sexta e décima sílabas (verso heroico) ou na quarta, oitava e décima sílabas (verso sáfico).

O Concurso, que está sendo promovido pela Casa da Cultura Rogério Sganzerla, homenageia o poeta Miguel Russowsky, natural de Santa Maria (RS), que além de grande empreendedor, médico e enxadrista, foi considerado um dos maiores sonetistas do Brasil e que por 60 anos fez de Joaçaba sua terra do coração e visa resgatar e valorizar os talentos literários do Município de Joaçaba.

A competição é aberta para toda comunidade joaçabense e irá premiar os poemas vencedores em valores que chegam a mais de R$ 6 mil, além de troféus, certificados e brindes. Além da categoria especial “Soneto”, também têm as categorias divididas por idade, indo do infantil à terceira idade.

Os interessados, poderão inscrever-se até o dia 30 de novembro pelo site www.joacaba.sc.gov.br/cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa