(49) 3551-2424

Inverno será o mais frio do século?

Quem já sofria antes da hora e lamentava a proximidade “do inverno mais frio dos últimos 100 anos” pode ficar tranquilo pois é falso o boato que circula nas redes sociais. Nos últimos dias, diversos textos se espalharam pela internet divulgando a informação equivocada. De acordo com a Somar Meteorologia, as previsões não sustentam a afirmação de uma estação de frio tão rigoroso.

— Pode até ser mais frio que o ano passado, mas não com episódios tão extremos como os divulgados — afirma a meteorologista Maria Clara Sassaki.

Segundo a especialista, o fenômeno La Niña, responsável por esfriar a atmosfera e deixar as temperaturas mais baixas durante o inverno, inclusive já está enfraquecendo.

— A tendência é que o inverno seja de neutralidade — prevê Sassaki.

A meteorologista destaca que a estação deve ser marcada por poucas chuvas e ausência de períodos prolongados de temperaturas mais baixas.A primeira onda de frio no Estado deve ser registrada a partir da próxima semana, com mínimas podendo atingir 5 °C na Serra e 12°C na Região Metropolitana. A queda nas temperaturas, no entanto, perde força rapidamente, com o retorno do tempo seco e dias mais quentes. Tal oscilação nos termômetros, segundo a Somar, deve se estender por todo o outono.

Fonte: Zero Hora