(49) 3551-2424

Vereadores de Herval buscam alternativas para que Consórcio de Saúde não seja fechado

Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste – imagem de arquivo

Os vereadores hervalenses estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (14), para mais uma sessão ordinária deste mês de agosto. Como destaque da reunião, a discussão e análise da situação em que se encontra o Consórcio Intermunicipal de Saúde, instalado anexo a Secretaria da Saúde e que atende inúmeras cidades da região, em especial, os moradores de Herval d´Oeste.

Há alguns dias esse assunto está polemizando no município, porque o prefeito Américo Lorini enviou para a Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei solicitando a devolução do imóvel, que pertence a administração.

Na alegação, Lorini afirma que alguns itens do contrato assinado em 1997 não foram cumpridos, “o que nos dá o direito de solicitarmos o retorno deste imóvel, e até porque estamos necessitando de um local para atendermos o ESF do interior, se quisermos continuar recebendo verbas dos governos federal e estadual”, disse o prefeito.

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda, o secretário executivo do Consórcio de Saúde, João Alcides Marqueze esteve fazendo uso da tribuna e por aproximadamente uma hora, respondeu as perguntas formuladas pelos representantes do legislativo.

Acredito que conseguimos elucidar as dúvidas dos vereadores e que a partir de agora, iremos caminhar juntos para acharmos uma alternativa, para que o Consórcio Intermunicipal de Saúde não venha a fechar suas portas e prejudicar a população”, resumiu Marqueze.

Nesta semana vereadores e representantes do consórcio deverão se reunir com o prefeito Américo Lorini, para definir por duas alternativas que foram apontadas no encontro, ou seja, que um aluguel venha a ser pago por parte do consórcio, ou que um determinado número de consultas gratuitas a população de Herval d´Oeste em troca da ocupação do imóvel possam ser realizadas.

O prazo dado pelo prefeito Lorini para que o imóvel venha a ser desocupado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, é até o final deste ano.

Por Julnei Bruno