(49) 3551-2424

Delegado de Caçador confirma que professora foi morta com 4 tiros na cabeça e que suspeito está preso

Delegado deu entrevista coletiva relatando o casoO delegado da Comarca de Caçador, Eduardo Mattos, divulgou nesta sexta-feira, 27, detalhes do assassinato da professora Vanderleia Birnfeld, 42 anos. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa na delegacia. De acordo com Mattos, o acusado do crime, José Carlos Gonçalves de Oliveira, 59 anos, é ex-namorado de Vanderleia e a matou porque não aceitava o fim do relacionamento.

José Carlos foi preso na última quarta-feira, 25, em Brasília. Ele confessou o crime e contou à polícia que tinha abandonado o corpo nas margens de uma estrada no interior de Calmon. Vanderlei tinha vários cortes pelo corpo e quatro tiros na cabeça.

Desde o dia seguinte do desaparecimento já tínhamos o mandado de prisão do José Carlos, mas ele viajou de carro até Brasília, depois foi de avião até Maceió, Natal e Porto Alegre. Viajou 8600 km em 36 horas tentando despistar a polícia. Prendemos ele quando retornou a Brasília. Acreditamos que ele tinha planos de fugir para a Europa”, disse o delegado.

A professora tem vários familiares em Joaçaba. Os pais da professora moram no município de Catanduvas.

Vanderleia foi vista pela última vez no dia 16 de maio às 17h30, após dar aula na escola municipal Morada do Sol, onde trabalhava há mais de 10 anos.

Como não retornou para casa e não apareceu na escola no dia seguinte, a família e os colegas de trabalho acionaram a polícia. Vanderleia morava com o filho de 22 anos, a nora e um neto pequeno.

No dia seguinte, terça-feira 17 de maio, a polícia localizou o carro de Vanderleia no estacionamento de um supermercado no centro de Caçador.

A partir daí várias pessoas foram ouvidas pela polícia. A investigação seguiu em sigilo até esta quarta-feira dia 25 de maio, quando o delegado comunicou a elucidação do caso.

Segundo familiares e amigos, Vanderleia era uma pessoa feliz e bastante empenhada no trabalho. No dia em que desapareceu ela deu aula normalmente. Um fato estranho foi que o carro dela amanheceu riscado naquele dia.

Outra situação atípica foi um princípio de incêndio no apartamento de Vanderleia há cerca de três meses, com suspeita de ser criminoso.

Fonte e fotos: Caçador On line