(49) 3551-2424

Pesquisadores da Unoesc participam de evento na Colômbia

1Os pesquisadores da Unoesc e professores do curso de Direito, campus de Joaçaba, Camila Nunes Pannain e Roni Edson Fabro, estiveram na Colômbia, entre os dias 29 de março e 1º de abril, participando do “2 Encuentro de Redes Académicas e Investigativas en América Latina, el Caribe y Europa Latina: La construcción de Solidaridad en Redes de Investigadores de Nuestra América”, na Universidad del Magdalena.

O evento, que reuniu investigadores, líderes e membros de redes acadêmicas e de pesquisa, foi realizado com a intenção de criar um espaço para discussão e partilha de experiências e resultados dos trabalhos efetuados, nos contextos de rede na América Latina, Caribe e Europa Latina.

A rede “Diálogos en Mercosur”, na qual ambos os professores são membros pesquisadores, foi a responsável pela organização do evento. Convidados pelo coordenador dela, doutor Carlos Tulio Medeiros, do Instituto Federal Sul-Riograndese, apresentaram, em conjunto, os resultados do 1º Seminário Internacional Sociedade da Informação, Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (Sidresu), na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O 1º Sidresu, realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2015, contou com o apoio de diversas instituições, entre elas a Unoesc, por meio do Programa de Pós-graduação em Direito, e as redes “Internacional del Conocimiento e Diálogos en Mercosur”. O Seminário teve a coordenação geral da doutora Thais Janaína Wenczenowicz, partindo do projeto elaborado em conjunto com a professora Camila Pannain, que ainda atuou no evento como debatedora e coordenadora de um grupo de trabalho, apresentando artigo científico. Neste evento, o professor Roni também atuou como debatedor e apresentou artigo.  

Conforme a professora, o evento, na Colômbia, foi essencial para o fortalecimento das redes acadêmicas de pesquisa, bem como o estabelecimento de contatos com pesquisadores de instituições de diversos países da América Latina, Caribe e Europa Latina.

— O encontro poderá resultar no incremento da pesquisa acadêmica desenvolvida no âmbito da Unoesc, tanto no contexto da pós-graduação stricto sensu (mestrado) quanto no nível da graduação, com participação de acadêmicos. É importante salientar que as redes são interdisciplinares, o que amplia a capacidade e alcance da produção científica por meio do intercâmbio interinstitucional — disse Camila.

Além de participarem do evento, os professores estiveram em contato com o responsável pelo departamento de Relações Internacionais da Universidad del Magdalena, professor Carlos Manuel Coronado Vargas, para futuro convênio institucional objetivando fortalecer a internacionalização da Unoesc, ampliando oportunidades aos estudantes e professores.