(49) 3551-2424

Meteorologistas preveem agosto com mais chuva

Compartilhe

Santa Catarina deve registrar um mês de agosto com volumes de chuva e temperaturas acima da média histórica. A previsão foi apresentada por meteorologistas durante a mais recente reunião do Fórum Climático Catarinense, que avaliou as condições atmosféricas para as próximas semanas.

Segundo os especialistas, o fenômeno El Niño segue em fortalecimento e continuará influenciando o clima no Estado. Além dele, outros fatores oceânicos e atmosféricos também favorecem a formação de áreas de instabilidade, aumentando a frequência de dias com nebulosidade e precipitações.

A tendência para o trimestre indica ainda a formação recorrente de ciclones extratropicais entre o litoral da Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. Esses sistemas podem provocar ventos intensos, mar agitado e ressacas, exigindo atenção especialmente das embarcações que atuam na costa catarinense.

Chuva deve aumentar nos próximos meses

Os dados apresentados no Fórum Climático mostram que, em agosto, a média histórica de precipitação varia entre 110 e 190 milímetros nas regiões Oeste e dos Planaltos. No Vale do Itajaí e no Litoral, os acumulados normalmente ficam entre 110 e 150 milímetros.

A expectativa é de aumento gradual das chuvas a partir de setembro, período que marca o início das precipitações típicas da primavera. Para esse mês, a média histórica varia entre 150 e 210 milímetros no Oeste e entre 110 e 170 milímetros nas demais regiões do Estado.

De acordo com os meteorologistas, as condições climáticas serão monitoradas continuamente, já que a evolução do El Niño e de outros sistemas atmosféricos pode influenciar a intensidade e a distribuição das chuvas ao longo dos próximos meses.