(49) 3551-2424

Joaçaba terá duas linhas aéreas até final do ano, diz governador

Compartilhe

O governador Jorginho Mello anunciou nesta quinta-feira (21), em encontro com a imprensa em Joaçaba, que até o final deste ano começarão a operar os voos regionais que vão interligar diferentes regiões de Santa Catarina e também cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul.

O projeto será operado por uma empresa catarinense, da qual o governo estadual será sócio nos primeiros anos, até que a companhia esteja em condições de atuar de forma independente. A sede administrativa ficará em Joinville.

Serão inicialmente quatro aeronaves de fabricação chinesa, com 21 assentos e capacidade de conversão em aviões cargueiros em apenas 20 minutos — recurso que permitirá também o transporte de medicamentos e outros insumos.

As operações contarão com duas linhas principais, ambas com conexão em Joaçaba:

Linha 1: São Miguel do Oeste – Xanxerê – Joaçaba – Lages – Forquilhinha – Florianópolis (ida pela manhã e retorno no fim da tarde).

Linha 2: Curitiba – Rio Negrinho – Joinville – Caçador – Joaçaba – Erechim – Porto Alegre.

De acordo com Jorginho Mello, a iniciativa representa um salto de integração para o Estado. “Esses voos vão aproximar as regiões, facilitar negócios, turismo e o transporte rápido de cargas essenciais”, afirmou.

O governador também destacou que, além do investimento na aviação regional, está em andamento o projeto de uma ferrovia ligando o Oeste ao Litoral, em parceria com empresas russas e chinesas.

Por Marcelo Santos.