(49) 3551-2424

Alesc discute instalação de fábrica de carros elétricos em SC

Compartilhe

Uma comitiva de deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se reuniu nesta segunda-feira, dia 16, com executivos da JMEV, para discutir a proposta de trazer para Santa Catarina a empresa, que é especializada na fabricação de carros elétricos compactos e médios. A conversa aconteceu na cidade de Nanchang, capital da província de Jiangxi, na China.

A comitiva é formada pelos deputados Fernando Krelling (MDB), Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). Na ocasião, eles apresentaram aos asiáticos as potencialidades da economia catarinense, principalmente em áreas como tecnologia, metal-mecânica e startups, o que, segundo os parlamentares, vai ao encontro da proposta da JMEV, que é a expansão de veículos elétricos.

Para a comitiva da Alesc, a instalação de uma unidade da montadora em solo catarinense proporcionaria vantagens para o estado muito além do desenvolvimento econômico.

Conforme Mauro De Nadal, na primeira visita ao país asiático, a comitiva catarinense conheceu toda a cadeia produtiva de veículos elétricos e fez o convite para que a empresa se estabeleça em Santa Catarina.

“A cada dia, uma oportunidade de poder estar aqui na China conhecendo novos negócios. A JMEV é uma empresa automobilística que tem a vontade de expandir os seus negócios para o Brasil, especialmente para Santa Catarina. Por isso estamos aqui, buscando alternativas, construindo pontes e buscando bons resultados para o nosso estado”, acrescentou Minotto.

Veículos mais acessíveis

Já Fabiano da Luz apontou a acessibilidade de alguns modelos produzidos pela marca. “Aqui, eles produzem um modelo de veículo que pode chegar ao Brasil ou ser fabricado no Brasil a um preço um pouco acima dos R$ 50 mil. Então, é um carro acessível, principalmente para aquela população de baixa renda que há muito tempo não consegue comprar um carro novo e está sempre comprando carro usado.”

No último mês, representantes da empresa estiveram em Santa Catarina justamente para discutir a possibilidade de instalar uma fábrica no estado. Atualmente, 45% da frota chinesa já é composta por carros elétricos.

Com sede em Nanchang, a JMEV foi fundada em 2015 e produz, em média, 100 mil carros elétricos por ano. Recentemente, a empresa anunciou que produzirá no Brasil, em parceria com a E-Motors, um carro elétrico manual (JMEV EV3), com foco na formação de condutores de autoescola. O preço deve ficar em torno de R$ 100 mil.