Praia alargada de Balneário Camboriú está totalmente imprópria para banho
A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, que foi alargada h[a dois anos, está totalmente imprópria para banho, de acordo com o primeiro relatório da temporada 2023/2024 do Instituto do Meio Ambiente do estado (IMA), divulgado na última sexta-feira, dia 8.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) disse em nota que a chuva e a eficácia do tratamento do esgoto interferem na balneabilidade da Praia Central.O relatório do IMA apresenta o balanço das cinco últimas análises semanais consecutivas, que foram iniciadas em 6 de novembro.
Nesse documento, o ponto com pior resultado da semana na Praia Central foi em frente à Rua 2000, que apresentou um resultado de 14.136 de bactérias Escherichia coli, encontrada no intestino humano e no de outros animais, por 100 mililitros de água.
Para que um local seja considerado próprio para banho, o número máximo desse micro-organismo no mar deve ser de 800 por 100 mililitros.
No relatório do IMA, para que um ponto possa ser classificado como próprio, é preciso que em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores haja, no máximo, 800 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores haja mais de 800 dessas bactérias por 100 mililitros.