(49) 3551-2424

Concórdia confirma primeira morte por dengue em 2023

O município de Concórdia confirmou a primeira morte causada por dengue em 2023. Uma idosa de 79 anos faleceu no final de semana no Hospital São Francisco. A Unidade Sanitária de Concórdia disse que os dados já foram repassados para a Secretaria de Estado da Saúde.

Quando a morte ocorreu, no domingo, dia 9, Concórdia tinha 83 casos positivos de dengue e outros 18 casos suspeitos. Agora são 131 casos positivos e 31 suspeitos, que aguardam resultado de exame.

Observando a evolução dos números nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde de Concórdia estima um aumento de casos ao longo das próximas semanas.

“A atitude individual é determinante para combater a dengue, por isso fazemos o apelo para que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito, descartem adequadamente o lixo e usem repelente. Ações simples que geram um ótimo resultado”, pede o secretário de Saúde em exercício, Leandro Zorzan.

A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação de fumacê nesta quarta-feira, dia 12 de abril, em algumas ruas dos bairros Imigrantes e Cinquentenário, que são os mais afetados pela dengue no município. É importante lembrar que o fumacê não mata as larvas e nem os ovos do mosquito, sendo apenas uma medida paliativa de controle dos mosquitos adultos.

O que fazer em casos de suspeita de dengue

Os principais sintomas da doença são febre, náuseas, dor de cabeça, dores no corpo e atrás dos olhos, manchas na pele e cansaço. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima. Todos os postos de saúde fazem o atendimento da dengue. É importante também se manter hidratado e usar repelente.

Fonte: Rádio Atual