(49) 3551-2424

Argentina registra quase 60 casos de gripe aviária

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 58 casos confirmados de gripe aviária na Argentina, em mais de 300 notificações analisadas pelo órgão de saúde.

Os diagnósticos positivos são principalmente aves de quintal (48 casos), seguidas do setor comercial (6) e selvagens (4). Os casos são distribuídos nas províncias de Córdoba, Buenos Aires, Neuquén, Santa Fe, Río Negro, San Luis, Chaco, Jujuy, Santiago del Estero, Salta e La Pampa.

Nas amostras analisadas pelo Laboratório Nacional durante a última semana, de 11 a 17 de março, foram detectados 16 novos casos positivos de gripe aviária. Após a confirmação, os agentes do Senasa atuaram nas propriedades afetadas e realizaram varreduras em todas as regiões onde foram encontrados casos positivos de aves infectadas.

Por sua vez, recomendaram que o setor produtivo tome todas as precauções e medidas possíveis de manejo, higiene e biossegurança nos estabelecimentos avícolas, bem como reporte imediatamente qualquer sintoma de infecção.

Gripe aviária no Brasil

Apesar do avanço da doença em países vizinhos, como a própria Argentina, o Brasil segue livre da gripe aviária. Até o momento, não há confirmações de contaminação — mesmo assim, autoridades sanitárias têm desenvolvido ações de prevenção.

Fonte: Canal Rural

Dimas Ardian/Getty Images