(49) 3551-2424

Fecam e entidades assinam manifesto sobre o uso de máscaras nas escolas de SC

A Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) e quatro entidades que compõem o Centro de Operações em Emergência em Saúde divulgaram um manifesto pelo uso obrigatório de máscaras nas escolas.

O documento defende a manutenção do uso de máscaras enquanto não houver cobertura vacinal suficiente nas crianças e adolescentes, em contraponto ao decreto estadual que libera a proteção para alunos até 12 anos. O Estado está com 30,52% da população entre 5 a 11 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Além da federação municipalista, subscreveram o texto o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de SC, o Coren (Conselho Regional de Enfermagem de SC) e o SindFar SC (Sindicato dos Farmacêuticos de SC).

“Apesar da ansiedade da população em abandonar essa medida sanitária preventiva, há coberturas vacinais insuficientes para que o registro de casos de Covid-19 não volte a aumentar rapidamente”, registra o manifesto.

“Ainda não se sabe o impacto que o Carnaval pode ter gerado na transmissão de casos, a cobertura vacinal entre as crianças ainda é baixa em primeira dose, e poucas delas já tem o esquema completo, além da percebida resistência de diversos pais em vacinar seus filhos, em decorrência de desinformação científica e posicionamentos negacionistas de parte da sociedade”, afirmam ainda as entidades.

Fonte: ND+

De acordo com o decreto estadual, decisão sobre uso de máscaras nas escolas fica a cargo dos pais ou responsáveis – Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom/Divulgação ND