(49) 3551-2424

Homem é detido por deixar cães passando fome e sede em SC

Um homem foi detido em Chapecó, após ter sido denunciado por maus-tratos de animais, depois de deixar três cachorros sem comida, sem água e com uma corrente muito curta.

Após a denúncia, na segunda-feira (21), membros do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (Napa) e agentes da Guarda Municipal foram até o distrito de Marechal Bormann, interior do município, onde estavam os animais, conforme informações da Prefeitura.

De acordo com a coordenadora do Napa, Ana Batista Triantafyllou, um dos animais precisou ser levado para uma clínica veterinária, pois estava machucado.

“Um deles estava bem debilitado, muito magro, com uma das patas machucada e precisou ser encaminhado para atendimento em clínica veterinária”, afirmou Ana.

Os dois outros cachorros ficaram no local, mas foram estabelecidas determinações para melhor a qualidade de vida dos animais. O Napa irá acompanhar a situação para garantir que as ordens estão sendo cumpridas.

O responsável pelos três cachorros foi detido e encaminhado para a delegacia, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência.

Segundo uma lei municipal, considera-se maus tratos:

“Toda e qualquer ação praticada com animal que implique em sofrimento e morte desnecessária, abandono, crueldade, desleixo, ausência ou inadequação de água, alimentação ou abrigo, tortura, uso em excesso para trabalho, uso em trabalho quando doente, ferido ou maltratado, submissão a experiências pseudocientíficas, mutilação e tatuagens para fins estéticos, utilização de coleira de choque e enforcador pontiagudo, ausência de cuidados veterinários, forma inadequada e cruel de adestramento, corridas e rinhas de cães e outras práticas que possam causar sofrimento físico ou emocional, medo, estresse, angústia, patologias ou morte”.

Existe uma lei no Brasil que prevê a prisão, multa e perda da guarda do animal para tutores que cometerem este tipo de crime.

No ano de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou uma lei que aumentou a pena para pessoas que praticarem maus-tratos, abusos ou ferimentos em cães e gatos.

Foto Divulgação