(49) 3551-2424

Padre de Joaçaba se envolve em polêmica política e grupo se mobiliza pedindo transferência

O pároco de Joaçaba, Pedro Ângelo Manchini, se envolveu numa grande polêmica gerada com postagens feitas em seu perfil do facebook durante o mês de dezembro. Postagens que geraram indignação e revolta por parte de algumas pessoas que entenderam que ele estaria misturando religião com política.

No final do ano passado, o padre postou uma foto se vacinando contra a Covid e fez alguns comentários agressivos contra o governo de Bolsonaro, e pessoas que o defendem, inclusive entrando em discussão com várias pessoas através do facebook. Em um dos comentários, enviado a Rádio Catarinense por fiéis indignados, o padre diz: “Se sair só os bolsonaristas dela (Igreja) ela voltará a ser o que Jesus sempre quis. Mais humana e mais voltada também para os pobres. A Igreja não tem medo de números. O importante é que fique só quem quer levar Jesus” disse ele.

Em outro comentário ele se posiciona politicamente. “Vamos trabalhar incansavelmente este ano para tirarmos do poder o bolsonarismo e depois continuar lutando para eliminarmos de vez sua existência na sociedade. Fora Bolsonaro. Lula 2022” citou o padre.

Essas manifestações, que acabaram sendo deletadas pelo Padre em seu perfil no facebook há alguns dias após uma grande polêmica, foram salvas (printis) por algumas pessoas e se esparramaram rápido pelas redes socais.

O vice-prefeito de Joaçaba, José Otávio Calliári Filho, informou a Rádio Catarinense que foi procurado por um número grande de pessoas revoltadas com a publicação e que pedem a transferência do Padre Pedro Ângelo Manchini. “Não é uma questão de direita ou esquerda.

Política e religião não podem se misturar, existem publicações pesadas que o padre fez de maneira agressiva, até desrespeitando Joaçaba” disse o vice prefeito. José Otávio Calliári Filho confirmou que existe um grupo mobilizado pedindo a transferência do padre para outra localidade. Um abaixo assinado foi feito e será entregue ao bispo junto com um documento.

Após a polêmica, um outdoor foi instalado na avenida Beira Rio em Joaçaba com a seguinte frase “Por uma Igreja sem Partido”. Mais dois estão sendo estudados os locais para a instalação

Contraponto
A Rádio Catarinense está desde a semana passada tentando contato com a cúpula da Igreja em Joaçaba. Foram feitas várias ligações para a secretaria da Igreja, sem êxito. Também foi ligado para o celular e enviado mensagem para o WhatsApp do padre. Na manhã desta quarta-feira (26), através de uma mensagem de whats, Pedro Ângelo Manchini disse: “Bom dia, agradeço o convite e a seriedade de jornalismo. Mas desta vez vou usar do meu direito de não me pronunciar. Mais para a frente, se entender que é oportuno me pronunciar, usarei do direito de me manifestar em favor de minha defesa”.

A Assessoria de Comunicação da Igreja informou que o bispo Dom Mário Marquez esta em férias e não poderia atender a nossa reportagem.

Por Marcelo Santos