(49) 3551-2424

Saúde de Joaçaba explica caso envolvendo paciente que reclamou da Central de Triagem da Covid-19

A Central de Jornalismo da Rádio Catarinense FM foi procurada esta semana pelo joacabense Lindoir de Souza, morador da Vila Remor, que alegava não ter sido atendido como esperava no Centro de Triagem de Joaçaba. Ele relatou que na última quinta-feira, dia 20, procurou pela triagem em duas ocasiões após não se sentir bem e foi orientar a ir para casa. Não satisfeito com o atendimento, ele procurou por um laboratório particular, fez o exame e testou positivo para Covid-19. Voltou ao Centro de Triagem, informou o resultado e aí conseguiu atendimento e ser medicado.

O que diz a Secretaria de Saúde
Na manhã desta quinta-feira (27) a diretora de Saúde, Carla Simas, em entrevista a Rádio Catarinense, disse que o paciente relatou no Centro de Triagem que estava com falta de apetite, insônia e que não tinha sintomas gripais. “Ele não tinha febre, não tinha alteração na oxigenação do sangue, nem nada, então a enfermeira encaminhou ele para o ESF da Vila Remor pelo fato dele não ter sintomas gripais” explicou a diretora.  No posto de saúde da Vila Remor, de acordo com Carla Simas, o paciente também não informou sintomas gripais, ou perda de paladar ou olfato que pudesse indicar algo suspeito relacionado ao coronavírus.

A diretora explicou que depois que o paciente fez o exame na rede particular e apresentou o resultado positivo ele foi atendido e medicado. “Como ele estava assintomático, não tem como uma médica colocar um antibiótico, ou outra medicação, pois ele não tinha febre, não tinha alteração de sinal vital nenhum, então era um paciente relativamente estável para nós” disse ela.

Questionado porque não foi melhor investigado os sintomas narrados no primeiro contato do paciente com a Central de Triagem, Carla Simas, disse que para fazer teste para Covid, antígeno ou PCR, o paciente precisa ter tido contato com alguém que já testou positivo ou então apresentar algum sintoma. “Se ele apresentar algum sintoma a gente tem que deixar pelo menos 72h para estar realizando o exame” explicou ela.

Por Marcelo Santos