(49) 3551-2424

Secretário diz que todos profissionais da saúde de Joaçaba estão sendo vacinados contra a COVID

Algumas cidades estão sendo alvo de críticas por vacinar profissionais da área de saúde que não atuam na linha de frente do combate à pandemia. Biólogos, psicólogos e educadores físicos, entre outros profissionais, ganharam prioridade em locais onde as doses não começaram a chegar aos idosos. Nesta segunda-feira (8), mais de duas semanas depois de lançar a segunda versão do Plano Nacional de Imunizações (PNI), o Ministério da Saúde enviou um alerta aos secretários de saúde: é preciso seguir os grupos prioritários. Trabalhadores de saúde em geral que não atuam diretamente contra a Covid-19 não devem ser vacinados agora. A falta de clareza chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Também nesta segunda, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo defina uma ordem de preferência, entre os grupos prioritários, para orientar a vacinação contra a Covid-19.”Ao que parece, faltaram parâmetros aptos a guiar os agentes públicos na difícil tarefa decisória diante da enorme demanda e da escassez de imunizantes”, escreveu o ministro.

Joaçaba
A Secretaria de Saúde iniciou a vacinação pelos profissionais da saúde. Os primeiros foram os chamados da linha de frente, mais expostos a doença, e depois seguiu para os demais profissionais, incluindo de clínicas e laboratórios particulares. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira pelo Secretário de Saúde, Valmor Resdórfer. De acordo com ele são 1.475 profissionais da rede pública e também privada, como enfermeiras, médicos e dentistas. Quase 80% deste grupo já recebeu a primeira dose. 

Os idosos com mais de 90 anos vão começar ser vacinados numa nova etapa que deve iniciar entre hoje e amanhã, assim que as doses enviadas pelo Governo chegarem a Joaçaba. São 277 idosos nesta faixa etária e foram liberadas 390 doses, número que será suficiente para atender todas as pessoas. As doses que sobrar, vão ser direcionadas para os profissionais da saúde.

Por Marcelo Santos