(49) 3551-2424

UTIs estão lotadas em 20 hospitais de Santa Catarina

Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (9), Santa Catarina atingiu o maior índice de ocupação hospitalar desde o início da pandemia. Atualmente, são 89,4% dos 1.455 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública ocupados.

Isso deixa apenas 153 leitos livres em todo o território catarinense. Dos indisponíveis, 652 estão ocupados por pacientes da Covid-19 e 650 por pacientes com outras enfermidades.

Nas últimas atualizações começaram a ser registrados mais pacientes da Covid-19 do que os de todas as outras enfermidades somadas. O reflexo é de uma curva de casos que subiu drasticamente nas últimas semanas.

Novembro, até então, foi o pior mês da pandemia. O Estado registrou recorde de vítimas fatais na última terça (8), com 91 óbitos em 24h, e o recorde de casos confirmados no dia 28 de novembro, quando o boletim epidemiológico somou mais de 9 mil casos.

Com a ocupação em seu nível mais crítico, o número de unidades lotadas subiu, e também atingiu seu pico. Nesta quarta (9), 20 hospitais não possuem nenhum leito de UTI disponível, em um universo de 55 unidades hospitalares que ofertam UTI.

Fonte: ND MAIS