(49) 3551-2424

Pegadas de animal selvagem e sumiço de ovelhas intrigam moradores do interior de Irani

20191125212419_666Uma série de pegadas de animal selvagem e o sumiço de ovelhas em uma localidade no interior tem deixado intrigada a comunidade de Irani. Nas últimas horas, uma série de fotografias e filmangens de pegadas do que pode ser uma onça parda, também conhecida como leão baio, estão viralizando nas redes sociais. Parte desse material foi registrado em uma propriedade rural na Linha Lageado Cordeiro, onde pegadas foram achadas no barro da despesca de um açude. Conforme o relato, o espaçamento entre os passos do animal é de aproximadamente 70 centímetros.

Porém, a situação mais inusitada aconteceu com um pecuarista, que tem uma granja também em Lageado Carneiro. Nos últimos dias ele perdeu quatro ovelhas do seu rebanho em um intervalo de 30 horas, isso há praticamente 20 dias. Dos animais que sumiram, somente a carcaça de dois ovinos foram achados, devorados nas proximidades da propriedade rural. “Teve borrego de 25 e 30 quilos que foram levados inteiros”, diz o produtor Moacir Fabrício. Em entrevista a Rádio Aliança, ele afirma que o sítio dele é cercado com tela, com arame farpado e vigotes abaixo da tela. “Nem cachorro entra lá! Só pode ser esse bicho”, raciocina. Sobre o fato de ter avistado os ataques ou o animal selvagem que pode ter provocado o ataque ao rebanho, ele é categórico em dizer, “só vi os pêlos dele no arame farpado”.

Embora a região do Irani seja comum o avistamento de animais como a onça parda, o ataque desse felino às criações é bastante raro. Macir afirma que é a primeira vez que ele teve ataques no seu rebanho e por causa disso teve que colocar todas as 20 ovelhas em um local mais seguro e mais próximo da residência, nesta propredade rural.

Fonte: Rádio Aliança