(49) 3551-2424

Escadaria que dá acesso ao Monumento Frei Bruno é adotada por empresa e reformada

Cultivando flores com persistência, pintando e recuperando dezenas de degraus, empresários de Joaçaba vão dando um colorido todo especial as imediações do Monumento Frei Bruno, um dos principais cartões postais do Meio-Oeste Catarinense. Ações da iniciativa privada, em apoio ao poder público, que estão fazendo a diferença de forma perceptível no bairro Flor da Serra.

rd20181203_154341

Flores plantas em 2015

Em 2015 o empresário Sérgio Parizotto, da loja RZ Parizotto, iniciou um projeto urbanístico na rua Domingos Zanini. Ele plantou cerca de mil mudas de hortênsia. Um flor de difícil cultivo em nossa região, mas com um impacto visual de grande contraste onde ela floresce. Das mais de mil mudas plantadas, muitas não se desenvolveram, outras foram furtadas, mas muitas delas acabaram crescendo e agora estão floridas proporcionando um colorido todo especial, principalmente no trecho mais próximo ao Monumento.

 A mais nova iniciativa foi este ano. O empresário Sérgio Bucco, da empresa Planalto Materiais de Construção, adotou a Escadria Dom Henrique Miller que liga das ruas Syro Beal e Domingos Zanini, através do projeto “Joaçaba eu Curto eu Cuido”. A escadaria que dá acesso ao Monumento, e que encontrava-se abandonada, foi construída em 1986. Ela tem 165 metros e 344 degraus. Nos últimos dias funcionários da empresa, com apoio da prefeitura e também de detentos do presídio que prestam serviços ao município, recolheram uma carga de lixo e promoveram uma série de melhorias. Toda a escadaria foi limpada, pintada e recebeu uma revitalização geral, inclusive com a colocação de placas, lixeiras e vasos de flores nas laterais. O empresário relatou que a intenção agora é instalar corrimão, em parceria com a administração, e também estuda-se implantação de iluminação com postes a cada 3 ou 4 metros.

 “Joaçaba eu Curto eu Cuido”

O projeto foi criado em 2017 através de uma lei municipal. Com a adoção do espaço, a empresa compromete-se a manter a limpeza do local, bem como manter em boas condições de pintura e estrutura. O Termo de adoção é válido por dois anos e pode ser prorrogado por igual período. Podem participar do projeto, pessoas físicas ou jurídicas, empresas e entidades. Os adotantes farão a manutenção do espaço público e como contrapartida, a empresa pode colocar no local uma placa publicitária (de tamanho determinado) e informar sobre a parceria em suas ações de marketing e propaganda. Os interessados devem entrar em contato com a prefeitura que tem uma relação de locais que podem ser adotados.

Por Marcelo Santos